Novo presidente da Alesp defende Casa mais forte, plural e protagonista na vida da população

André do Prado prioriza o diálogo entre as correntes políticas, respeito ao Regimento e produção legislativa que faça diferença na vida das pessoas
15/03/2023 20:05 | Coletiva | Fábio Gallacci | Fotos: Rodrigo Romeo e Rodrigo Costa

Compartilhar:

Coletiva de Imprensa do presidente André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296718.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coletiva de Imprensa do presidente André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coletiva de Imprensa do presidente André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coletiva de Imprensa do presidente André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg296742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado, quer promover um amplo diálogo na Casa, respeitando todas as correntes políticas. Ele também busca trabalhar para o fortalecimento do papel dos parlamentares como defensores dos interesses da sociedade, aumentando a produção e aprovação de projetos do Legislativo que realmente façam a diferença na vida das pessoas. Essas metas foram apresentadas durante a sua primeira coletiva de imprensa, realizada no final da tarde desta quarta-feira (15).

"Muito diálogo, muita conversa e muito respeito. Nosso objetivo principal é votar projetos importantes para a sociedade. Isso será o lema da minha administração, o fortalecimento do mandato parlamentar", afirmou Prado. "Vou ser um presidente muito próximo de cada deputado. Já assumi o compromisso de termos mais dias da semana onde possamos votar projetos legislativos, fazer com que essa Casa seja mais dinâmica, mais aberta. Quero que toda quinta-feira esteja livre para a votação de projetos daqui. Temos ótimas propostas", acrescentou.

Relação com o Executivo

A linha do diálogo no dia a dia da Alesp será seguida em relação ao relacionamento com o Executivo. "Em linhas gerais, a gente quer manter a melhor relação possível. É preciso ter harmonia entre os Poderes e nós pretendemos praticar isso todos os dias por aqui. Vamos manter uma locução muito forte com o governador Tarcísio", garantiu o novo presidente. "São Paulo é um estado rico, forte, que tem um Orçamento de R$ 317 bilhões por ano, porém, nós temos ainda muitos desafios a enfrentar, muitas desigualdades sociais que precisamos combater. A questão da Habitação, do combate às enchentes, dos moradores de rua, enfim, diversos temas que precisam avançar", reforçou.

Sabesp

As discussões sobre a possibilidade de privatização da Sabesp, algo que o Executivo traz como bandeira, também foi abordada na coletiva. Prado lembrou que o governo do Estado está em fase de estudos sobre o tema. "Ainda é muito prematuro qualquer posicionamento. Não adianta fazermos um debate de uma coisa que não existe, que não chegou na Casa", respondeu, lembrando que o governador Tarcísio de Freitas já anunciou que pretende mandar à Alesp diversas propostas de concessões, que serão analisadas de forma criteriosa.

Quebras de decoro parlamentar

A última Legislatura passou por vários momentos envolvendo quebras de decoro parlamentar, que geraram repercussão negativa e debate na opinião pública. Prado tratou do assunto deixando claro que o olhar da Presidência será diferente a partir de agora. "O Regimento tem de ser cumprido à risca. Os excessos serão coibidos. Os deputados têm que entender que tudo tem limite. A liberdade de expressão existe. Mas, na minha opinião, da Legislatura passada pra cá, a Casa amadureceu muito", comentou ele. "Todas as pautas serão respeitadas, sempre observando os limites regimentais para que cada deputado possa se manifestar", garantiu.

alesp