Deputados destacam valorização da Educação e da GCM durante expediente desta sexta, 15

As sessões ordinárias acontecem de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, e são divididas entre Pequeno e Grande Expedientes
15/09/2023 16:04 | Sessão Ordinária | Matheus Batista - Foto Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Deputado Reis, que presidiu e abriu a sessão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2023/fg308841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo subiram à tribuna, nesta sexta-feira (15), para pedir a valorização do ensino público paulista e celebrar os 37 anos da criação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) da cidade de São Paulo.

Os discursos foram feitos durante sessão ordinária, que acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, e é dividida entre Pequeno e Grande Expedientes, nos quais os parlamentares têm 5 e 10 minutos, respectivamente, para discursar sobre temas de livre escolha.

Educação

O ensino público foi tema da fala do deputado Carlos Giannazi (Psol), que levou ao Plenário Juscelino Kubitschek da Alesp um artigo publicado pela Rede Escola Pública e Universidade (Repu), organização constituída por pesquisadores e professores das universidades e escolas estaduais. A publicação citada pelo parlamentar pede a valorização da educação pública e condena, entre outros tópicos, a substituição de livros e materiais didáticos por conteúdos digitais.

"A rede estadual de ensino é um patrimônio da população paulista e nela estuda a maior parte dos jovens, que neste momento estão sendo cobaias de experimentos educacionais sem nenhuma fundamentação cientifica ou pedagógica", disse Giannazi.

GCM

Já o deputado Reis (PT) subiu à tribuna para celebrar o aniversário de 37 anos da criação da Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo, a primeira do Estado, pelo então prefeito Jânio Quadros. "Esse gesto do prefeito de São Paulo se irradiou para todo o Estado. A maioria das prefeituras hoje têm suas guardas, que têm contribuído muito para a melhoria da segurança pública", afirmou o parlamentar.

Durante sua fala, Reis apresentou a indicação que fez ao presidente Lula para a transformação das guardas municipais em polícias municipais. A justificativa, segundo o deputado, é que ação permitiria o deslocamento dos policiais militares para os grandes centros dos estados brasileiros, "onde hoje tem a maior demanda por segurança pública".

alesp