Apoio a servidores e pacientes contra o fechamento da Furp


15/10/2019 06:52 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241899.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi visitou a Fundação para o Remédio Popular (Furp), em 4/10, para manifestar aos servidores seu posicionamento contrário ao fechamento da entidade, conforme anunciado por Doria. Contrariando o programa de governo que protocolou junto ao Tribunal Superior Eleitoral em 2018, o governador agora pretende desativar o equipamento alegando um prejuízo anual de R$ 57 milhões.

"Não se trata de lucro ou prejuízo. Esse laboratório público fornece medicamentos gratuitos para a população que não tem condição de comprá-los. Fechar a Furp seria um crime de lesa-humanidade", afirmou o parlamentar, questionando se o verdadeiro objetivo da medida não seria garantir maiores lucros à indústria farmacêutica, aumentando suas vendas.

Maior fabricante público de medicamentos da América Latina, a Furp é responsável pela produção de 50% dos medicamentos distribuídos pelo programa Dose Certa no Estado. Mas não é só a população paulista que se beneficia com os remédios gratuitos. Há mais de 6 mil unidades de saúde, em 3 mil municípios brasileiros, que distribuem os 65 medicamentos fabricados pela Furp através do SUS.

"Estamos realizando um movimento muito forte para que esse projeto absurdo seja barrado na Alesp. Tanto a Furp quanto a Fundação Oncocentro - também ameaçada por Doria - são fundamentais para o atendimento da população, e nós, ao lado de servidores e pacientes, vamos impedir esse ataque à dignidade humana!"


alesp