Deputado apresenta denúncia ao Ministério Público Federal

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/04/2024 19:09 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Guto Zacarias

Compartilhar:

Deputado Guto Zacarias (União)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322561.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Deputado Estadual de São Paulo Guto Zarias (União) apresentou uma denúncia ao Ministério Público Federal contra o Ministro da Controladoria-geral da União, Vinícius Marques de Carvalho, por suposta improbidade administrativa.

Conforme revelado pelo Jornalista Tácio Lorran, do Estadão, escritório de advocacia do ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, tem contrato com a Odebrecht e ao mesmo tempo a CGU renegocia os acordos de leniência firmados no âmbito da Operação Lava Jato, inclusive da própria Odebrecht, atualmente chamada Novonor.

O ministro é fundador do escritório VMCA Advogados, atualmente chefiado por sua esposa, que mantém uma relação próxima com a CGU e com o Cade, órgão presidido pelo ministro entre 2012 e 2016.

Neste ano, o Ministro se reuniu com advogados da Odebrecht (Novonor) e de sete outras empreiteiras para rediscutir os acordos, ao mesmo tempo em que, publicamente, tem dado declarações dizendo que tais acordos não podem prejudicar financeiramente as empresas.

Segundo Guto Zacarias, há fortes indícios de violação ao princípio da impessoalidade, uma vez que o ministro pode ter utilizado de sua influência para favorecer aliados e o escritório de advocacia atualmente chefiado pela sua esposa.

Ainda, segundo Guto Zacarias, "o atual Governo vem acabando com todo o legado da Lava Jato e passando a imagem para a população que a corrupção vale a pena e que os poderosos nunca serão condenados e nem pagarão as multas devidas, a postura do Ministro da CGU precisa ser investigada, é necessário se apurar se houve qualquer conduta indevida na revisão desses acordos de leniência e se alguém levou alguma vantagem, com toda a certeza, a população brasileira não levou"

O Deputado ainda estuda apresentar uma denúncia ao Conselho de Ética da OAB, bem como ao Conselho de Ética da Presidência da República.

"A velha pratica do Lula de favorecer seus aliados parece estar voltando com tudo ao centro do Governo Federal", finaliza Guto Zacarias.


alesp