Deputado alerta sobre perda de recursos para Limeira por desinteresse da Prefeitura

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/11/2021 15:16 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Murilo Felix

Compartilhar:

Murilo Felix  (1º à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278195.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A convite da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Limeira, o deputado Murilo Félix (Podemos) participou, dia 11, de uma reunião que tratou de várias demandas, entre elas a construção de uma passarela no Km 134,5 da Rodovia Anhanguera (Bairro dos Lopes), asfaltamento da Estrada da Balsa e vinda da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec). Nos três casos, alertou sobre o desinteresse da Prefeitura e o risco de perda de recursos estaduais.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da comissão, vereador Helder do Táxi (MDB), ao lado dos vereadores Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário. O secretário interino de Obras, José Gabriel Borges Soares; o diretor de Manutenção da pasta, Tikara Okawada; e o secretário de Desenvolvimento, Tito Amirall; também foram ouvidos. Moradores da área rural também acompanharam e fizeram questionamentos, além de outros vereadores - vereadores Lu Bogo (PL), Marcos Xavier (Cidadania), Elias Barbosa (PSC), João Bano (Podemos), Terezinha da Santa Casa (PL), Constância Félix (PDT), Tatiane Lopes (Podemos) e Airton do Vitório Lucato (PL).

Em relação à Estrada da Balsa, o deputado trouxe explicações técnicas sobre trâmites de programas estaduais e fases de convênios, relembrou todas as tratativas desde o início do seu mandato e enfatizou que o anúncio da vinda do recurso foi feito publicamente pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) em Limeira há dois meses. "O Mario [prefeito] esteve dentro do carro com o vice-governador, ergueu a placa que informava sobre o investimento e não tem como alegar que desconhece a necessidade de envio de projeto para que a verba chegue", afirmou, quando um dos moradores mencionou que essa informação foi dita pelo prefeito em reunião, no dia 10, com grupo de moradores. "Limeira está credenciada, mas precisa fazer a lição de casa para que o recurso chegue. Cordeirópolis, com um orçamento extremamente menor, conseguiu", mencionou.

Em relação ao pedido de passarela, Murilo citou todas as datas que tratou desse assunto em reuniões com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), lamentou a ausência do prefeito em todas. O parlamentar discordou com o critério de contagem de pedestres para a construção de passarela, citou que já oficiou o órgão para que na próxima concorrência pública, prevista para 2022, essa necessidade conste no contrato. O deputado também consultou os autos do inquérito do Ministério Público (MP) instaurado para apurar os riscos de travessias e mostrou um documento em que a Artesp citou que o prefeito de Limeira havia se comprometido a investir recursos no local. "Em vez de justificativa para não fazer, um gestor tem que procurar solução, unir forças. Limeira ficou 25 anos sem deputado estadual".

Em outro momento da reunião, Murilo mencionou que não está em defesa do governo ou da Artesp, mas de Limeira e é esse o pensamento que deveria prevalecer para o bem da cidade. "Independentemente do governo estadual, eu tenho recursos para enviar para Limeira das minhas emendas, mas preciso de projetos, precisa de vontade da Prefeitura para não perder prazos".

Sobre a Fatec, o parlamentar também divulgou todas as datas e teor das reuniões, inclusive o compromisso da Prefeitura de enviar o projeto até agosto, detalhes técnicos e criticou a ausência do prefeito em todas as reuniões. "Eu recebo muitos prefeitos do Estado de São Paulo em meu gabinete. Sabem quantas vezes o Mario foi na Alesp? Nenhuma. Sabem quantos ofícios ele me enviou? Zero".

Apesar dessas dificuldades, Murilo reiterou seu compromisso de trabalhar pela cidade, sugeriu uma nova reunião para que o prefeito participe e parabenizou vereadores e a comunidade presente pelo empenho na luta pela cidade.

Seguem links para mais informações da Câmara Municipal http://www.limeira.sp.leg.br/noticias/view/2021-11-12_comissao-de-obras-debate-passarela-na-anhanguera-e-asfalto-na-estrada-da-balsa https://www.youtube.com/watch?v=m5iNmJsA_bc


alesp