Deputado apresenta projeto criando o Dia do Instituto Butantan

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
16/11/2021 15:11 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edson Giriboni

Compartilhar:


O deputado Edson Giriboni (PV) apresentou projeto de lei, na Assembleia Legislativa, criando o Dia do Instituto Butantan no Estado de S. Paulo. A data escolhida foi 23 de fevereiro, dia da fundação do instituto em 1901. "Foi uma maneira que encontrei para homenagear e para nunca deixar que seja esquecido o trabalho do Butantan e de seus funcionários, não só agora na pandemia da Covid, mas também ao longo de toda a sua história", justificou Giriboni, "o Butantan é um orgulho do Estado e do país", afirmou.

"A importância da instituição para a saúde pública ficou comprovada, mais uma vez, com a Coronavac, que salvou a vida de muitos brasileiros", declarou Giriboni, ele próprio vacinado com o imunizante do Butantan. A vacina, desenvolvida em associação com a Sinovac Biotech, fabricante de medicamentos chinesa, foi a primeira a ser usada no país no combate ao Coronavirus.

O Butantan foi criado para ser uma instituição pública capaz de produzir soro antipestoso, em função da epidemia de peste bubônica que assolava o porto de Santos no final do século XIX. Em 1901, a doença já havia chegado à cidade de São Paulo e o Butantan começou a produzir o soro antipestoso, considerado pelo Instituto Pasteur de Paris a grande arma para combater o surto. Desde então, é referência em pesquisas científicas e produção de imunobiológicos para a fabricação de soros e vacinas. Atualmente, o Instituto também realiza estudos e pesquisas nas áreas de biologia e de biomedicina, colabora com o Ministério da Saúde, além de desenvolver parcerias com universidades brasileiras e estrangeiras. O Butantan também é conhecido por abrigar em suas dependências coleções científicas zoológicas, como serpentes e artrópodes.


alesp