Deputado intermedia reunião para instalação de um novo aterro sanitário para Santa Ernestina

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
17/11/2021 12:41 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio (2º à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2021/fg278298.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Marcos Damasio (PL) esteve, na manhã desta terça-feira (16/11), com o prefeito de Santa Ernestina, Verô, o vice-prefeito Zé do Tito e o engenheiro ambiental Wellington Benevides na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para buscar orientações quanto à abertura de um novo aterro sanitário na cidade e o fechamento do atual.

Um dos entraves para o processo é o custo de encerramento do aterro sanitário atual, que ficaria em torno de R$ 100 mil, e para o qual a prefeitura não dispõe de verba, uma vez que já está destinando valor semelhante para o licenciamento do novo local.

Ao pedido de prorrogação dos estudos de fechamento do aterro atual, a presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, orientou a prefeitura a solicitar o recurso ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para concluir o processo.

"A reunião foi bastante elucidativa e abriu outros caminhos para a prefeitura resolver a questão. E vamos ajudar no que for possível, pois eles querem fazer tudo de forma correta", disse o parlamentar.

O novo aterro já conta com uma área desapropriada, de um alqueire, na divisa com Taquaritinga, na qual será implantado o modelo em valas, indicado pela Cetesb para receber até 10 toneladas de lixo por dia. Santa Ernestina produz cerca de 3 toneladas de lixo por dia e o aterro atual, em Serrinha, já está com sua vida útil quase esgotada.

Também participaram da reunião o assistente executivo da Cetesb, Antonio Falco Júnior, e o assessor da presidência, Marcelo Ogawa.


alesp