Ensino especial a pessoas com espectro autista


18/02/2020 06:53 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:


Um convênio inédito entre a Apae Araraquara e a Secretaria de Estado da Educação oferecerá ensino especial a pessoas diagnosticadas com transtorno de espectro autista na cidade. A parceria foi intermediada pela deputada Márcia Lia. As atividades começaram na segunda-feira, 3/2.

A diretora da Apae, Adriana Biasiolo, explicou que o convênio irá atender 36 pessoas com idade entre 7 e 30 anos com o diagnóstico de TEA de níveis moderado e severo, em atividades de 20 horas semanais específicas. O programa utiliza os métodos de Intervenção ABA, que trabalha a questão comportamental, o Método Teacch, de ensino, Comunicação Alternativa (PECS) e o currículo funcional, que são referências internacionais de intervenções ao autismo.

A equipe inclui sete professores formados em pedagogia com especialização em psicopedagogia e análise comportamental, dois monitores e uma coordenadora pedagógica. O grupo também é assistido por outros profissionais da entidade, como educador físico e os técnicos em saúde " fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicólogo e terapeuta educacional.

Além disso, a Apae acompanha as famílias das pessoas com autismo, preparando toda a rede de apoio por meio da assistente social.

A entidade também presta atendimento a autistas e familiares no Centro Dia, construído pela prefeitura com recursos do Orçamento Participativo. Os assistidos são pessoas com mais de 30 anos que nunca tiveram acompanhamento em toda a vida. E mães, em sua maioria, que cuidaram de seus filhos em casa todo esse tempo.


alesp