Pedido de antecipação da colação de grau dos alunos de medicina da PUC Campinas

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
19/05/2020 14:56 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da Deputada Márcia Lia

Compartilhar:


A deputada Márcia Lia solicitou à reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp) a antecipação da colação de grau dos alunos matriculados no 12º período da 50ª turma de Medicina. Eles cumpriram a carga mínima de 75% do estágio curricular obrigatório antes da pandemia e já podem ser considerados formados e liberados para atuar como profissionais na linha de frente do combate à Covid-19.

A parlamentar enviou uma moção ao reitor professor doutor Germano Rigacci Júnior em nome dos estudantes, lembrando da necessidade de profissionais de saúde em todo o país, hoje na lista dos mais afetados pelo coronavírus no mundo, e que muitos desses alunos já foram aprovados em concursos públicos e poderiam estar atuando.

O documento ainda lembra que o hospital universitário está atendendo apenas casos de suspeita de coronavírus e, por conta disso, todos os demais procedimentos foram suspensos. Assim, se não forem liberados para colação de grau agora, esses alunos terão de esperar a retomada das atividades normais pós-pandemia e cumprir os 25% restantes de estágio obrigatório, arcando com custos extras de aluguel, alimentação e demais gastos até a conclusão do processo.

"Existe uma demanda contínua e crescente por profissionais da saúde para o enfrentamento da pandemia do coronavírus no Brasil e ainda uma necessidade de reposição da força de trabalho, uma vez que médicos e enfermeiros são contaminados em grande número", falou Márcia Lia.


alesp