Para professores, 15 de outubro é dia de luta

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
20/10/2020 17:21 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2020/fg256381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em 15/10, Dia do Professor, o Jornal da Rede Alesp entrevistou o deputado Carlos Giannazi (PSOL), um dos representantes do magistério no Parlamento paulista.

O deputado iniciou sua esplanação estendendo a data comemorativa a todos os profissionais da educação, que também são educadores.

Em seguida, fez a ressalva que, nos últimos anos, o 15 de outubro passou a ser um dia de luta, de resistência e de denúncia. "É um dia de reivindicação dos direitos e da dignidade do magistério brasileiro, que está sendo atacado constantemente, tanto no aspecto econômico como na dimensão ideológica, por movimentos como o Escola sem Partido, que tentam introduzir a censura e mordaça nas salas de aula", explicou.

Entre as dificuldades impostas pelos três níveis de governo, Giannazi citou os baixíssimos salários nas redes estaduais e municipais, além dos ataques à vida funcional desferidos por Bolsonaro, que atingiram a aposentadoria especial e congelaram a progressão funcional, os quinquênios e a sexta-parte.

Especialmente em relação ao governo estadual, Giannazi lembrou que Doria abandonou 35 mil professores temporários eventuais (categorias O e V) durante a pandemia. Sobre o adoecimento profissional, Giannazi disse que as causas continuam as mesmas de décadas, e passam pela superlotação das salas, pela jornada estafante (decorrente do acúmulo de cargos) e pela violência nas escolas.


alesp