Teste do pezinho para detecção da AME pode ser obrigatório

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
21/08/2020 13:52 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:


O deputado Carlos Cezar (PSB) protocolou, nesta quarta-feira (19/8), um projeto de lei que obriga maternidades e hospitais públicos e particulares a realizarem o exame Teste Molecular de DNA em recém-nascidos para a detecção da Atrofia Muscular Espinhal (AME). A AME é a maior causa genética de mortalidade infantil e afeta aproximadamente um em cada dez mil bebês.

Muitas famílias de crianças com AME fazem campanhas de mobilização para arrecadar fundos para conseguir importar o medicamento. E o tempo é sempre muito curto. Por isso, quem tem AME, tem pressa.

Quanto mais cedo se obtém o diagnóstico da AME, mais tempo a família tem para angariar fundos para o tratamento. Assim, a medida mais eficaz para identificar precocemente a AME é através do Teste Molecular de DNA, o conhecido Teste do Pezinho.

Com apenas algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido, o teste oferecido gratuitamente na rede pública permite diagnosticar precocemente seis doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas.

Além do PL, o parlamentar encaminhou uma indicação ao Governo do Estado pedindo a isenção do ICMS para o medicamento Zolgensma. No caso deste remédio, o valor do imposto fica em torno de 2 milhões de reais. "Este remédio é a esperança de tantas famílias de bebês com AME, por isso vou ficar em cima, vou cobrar. E vou lutar para que, em um breve futuro, todas as crianças com AME tenham acesso a este medicamento!", afirmou Carlos Cezar.


alesp