Araraquara carece de medicamento de alto custo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
24/06/2020 15:46 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

 Márcia Lia (imagem de arquivo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2020/fg250343.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Márcia Lia está cobrando do Governo do Estado de São Paulo o fornecimento do medicamento de alto custo Ursacol na farmácia de Araraquara. O remédio é de uso contínuo dos pacientes com doenças hepato-biliares e colestáticas crônicas e está em falta na cidade desde o último mês de março.

"Os pacientes têm reações a curto, médio e longo prazo se não estiverem fazendo uso do medicamento, como coceiras intensas, lesões graves na pele, dores e comprometimento do funcionamento do fígado e do pâncreas, por exemplo. Queremos saber do Governo do Estado os motivos da falta do remédio e quando o fornecimento será retomado", explicou a deputada.

Em requerimento de informação encaminhado ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde, a deputada quer saber qual a previsão de entrega de um novo lote do medicamento Ursacol ao estoque do Estado e à farmácia de alto custo de Araraquara.

"Os pacientes passaram por avaliação de médico especialista do Estado, que faz o acompanhamento destas pessoas, passaram por análise técnica de equipe da Secretaria de Saúde para receber o medicamento e fazer um tratamento que é para toda a vida, e não podem simplesmente ficar sem isso. Aguardamos medidas efetivas do Estado", falou Márcia Lia.


alesp