Autoridades contra falta d"água em Sumaré

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
24/09/2020 11:54 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Dirceu Dalben (3º à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg255020.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira (23/9), o deputado Dirceu Dalben (PL), o prefeito Luiz Dalben, e vereadores de Sumaré se reuniram com representantes da CPFL Renováveis para impedir possíveis interrupções no abastecimento de água em Sumaré nos próximos dois meses. Isso porque a concessionária, que é responsável pela Barragem de Salto Grande, em Americana, iniciará procedimentos de rebaixamento do nível da água na represa, a fim de reduzir a quantidade de macrófitas no local (aguapés). A medida, no entanto, exige também a redução da vazão do Rio Atibaia, que é o principal manancial de abastecimento de Sumaré.

"O Rio Atibaia é o responsável pelo abastecimento de cerca de 70% da nossa população, que é de mais de 280 mil habitantes. Não podemos correr o risco de sofrer com a falta d"água, principalmente pelo momento de pandemia que estamos enfrentando", explicou o prefeito Luiz Dalben.

O deputado Dirceu Dalben reiterou a preocupação do prefeito e dos vereadores. Ele integrou a CPI da Barragem de Salto Grande na Alesp, que apurou as condições de segurança da barragem e também abordou a poluição da represa e o excesso de macrófitas. "Entendemos a importância desse projeto de limpeza e revitalização da represa em Americana, defendemos esse projeto, mas as medidas não podem causar prejuízos à população", reforçou o deputado.

O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CPFL Energia, Rodolfo Sirol, que participou da reunião, garantiu que Sumaré não sofrerá prejuízos no abastecimento de água. Afirmou ainda que, a qualquer momento, havendo necessidade, a empresa poderá suspender a operação.


alesp