Parlamentares preparam representação no Ministério Público contra Governo do Estado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa de São Paulo.
28/05/2020 14:59 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Marcio Nakashima

Compartilhar:

Márcio Nakashima (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg249247.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados do Parlamentares em Defesa do Orçamento (PDO) preparam representação no Ministério Público contra o governo do Estado por falta de investimentos e omissão.

Em visita ao o Hospital Geral de Guarulhos na terça-feira, 26/5, o PDO viu que o atendimento está prejudicado. O HGG conta com 287 leitos no total, destes, apenas 77 estão destinados e ocupados por pacientes com Covid-19 (42 na UTI e 35 na enfermaria). São 1600 profissionais e desde o início da pandemia registrou 400 internações e 70 óbitos. Nesse período, contabilizou mais de 400 afastamentos de profissionais por contaminação, ou seja, a cada paciente internado, em média, um profissional é infectado.

No almoxarifado, constataram que a reposição de EPIs está limitada. Apuraram ainda que o atendimento poderia ter ampliação de 35 leitos, mas faltam recursos financeiros. Para dar conta da demanda de Covid-19, o governo repassa ao hospital um aditivo de R$ 500 mil/mês para atender a população de Guarulhos e nove municípios da Região do Alto Tietê, aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.

Em contrapartida, a manutenção do hospital de campanha do Ibirapuera conta com R$ 10 milhões/mês. Outro equívoco do governo, aparelhar hospitais de campanha em detrimento dos equipamentos de saúde que, passada a pandemia, continuarão servindo à população.

O PDO, formado pelos deputados Sargento Neri, Marcio Nakashima, Coronel Telhada, Adriana Borgo, Leticia Aguiar, Ed Thomas, Coronel Nishikawa, Conte Lopes e Tenente Coimbra, fiscaliza a correta aplicação dos recursos públicos na pandemia.


alesp