Projeto de Lei 545/2013 está pronto para votação, desde 27/02/2015

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
29/09/2021 13:35 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg274952.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 545/2013, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM), que determina a realização gratuita do teste da doença da urina do xarope de bordo nos recém-nascidos no Estado, está pronto para a votação final na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) desde 27 de fevereiro de 2015. O parlamentar lamentou a morosidade do Poder Legislativo em relação à matéria.

A doença é hereditária e afeta o metabolismo de proteínas. Uma deficiência de enzimas leva ao acúmulo dos aminoácidos leucina, isoleucina e valina na corrente sanguínea. Como consequência, as funções cerebrais do recém-nascido são diretamente afetadas, o que poderá se tornar irreversível.

"O teste da urina, como é conhecido, deverá ser realizado até o oitavo dia de vida da criança, sob a pena de multa de R$ 14.545,00 (500 Ufesps) aos hospitais e para as maternidades do Estado. Afinal, essas manifestações clínicas na criança surgem entre o quarto e o sétimo dias de vida, conforme relatei no argumento do Projeto de Lei à Alesp", completou Edmir Chedid.

O projeto recebeu parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Saúde da Assembleia Legislativa. "Dessa forma, está pronto para a votação final. Desde 2015, atuamos junto às lideranças a fim de demonstrar a importância dessa iniciativa para a nossa comunidade. Por isso, espero que, em breve, possamos incluí-lo na votação", finalizou o parlamentar.


alesp