Deputado quer a criação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack na Alesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
31/03/2023 17:25 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Altair Moraes

Compartilhar:

Deputado Altair Moraes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg297675.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi protocolado na sexta-feira (24/3) pelo deputado estadual Altair Moraes (Republicanos), na Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o pedido para a criação da Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas.

"O combate e o tratamento são muito complexos, difíceis e delicados, e por essas especificidades exigem ações em conjunto de áreas diversas que compõem a saúde, a segurança, o judiciário e o legislativo. Precisamos conversar com os diversos setores para elaborar políticas eficientes que tragam resultados expressivos à sociedade", explicou Altair Moraes.

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo mostrou que o Brasil é o maior consumidor de crack no mundo e o segundo maior comprador de cocaína do planeta, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

Um estudo divulgado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense), feita com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, cuja faixa etária está entre 13 e 17 anos, mostrou um crescente aumento no consumo de bebidas alcoólicas e drogas na última década. A experimentação ou exposição ao uso de drogas foi de 8,2% em 2009 para 12,1% em 2019.

O deputado Altair Moraes já esteve à frente de trabalhos sociais de assistência e acompanhamento de dependentes químicos, o que fez com que ele conhecesse de perto as mazelas causadas pela dependência. "Temos que usar todos os mecanismos que temos à disposição para combatermos as drogas. Precisamos ouvir especialistas em saúde física e mental, agentes de segurança pública e demais áreas que compõem essa rede de repressão ao consumo de drogas para contribuirmos para conscientização, para segurança e a elaboração de políticas públicas que combatam esse mal. Muitas vidas precisam ser salvas desse mundo destrutivo das drogas", finalizou Altair Moraes.


alesp