Projetos visam promover o desenvolvimento do Sudoeste Paulista


05/03/2007 19:13

Compartilhar:


A deputada Terezinha da Paulina (PFL) apresentou na Assembléia projeto de lei (PL 37/07) que trata da criação do Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste Paulista. O programa tem como objetivos principais fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região, criar empregos, aumentar a renda per capita, gerar receita regional e impostos, melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento auto-sustentável da região.

Em sua justificativa, a parlamentar argumenta que a região Sudoeste Paulista é considerada a mais pobre do Estado, tendo um bolsão de pobreza composto por 30 municípios, cujos índices de desenvolvimento humano (IDH) estão muito abaixo dos registrados nas outras regiões. A parlamentar argumenta ainda que é preciso que sejam criadas condições para que a região tenha incentivos que atraiam investidores, possibilitando a instalação de indústrias de madeira, de minério e de autopeças no local, incrementando ainda a produção agrícola e agroindustrial e fomentando o turismo e o ecoturismo. Mas para que isso se torne possível, ela sustenta a necessidade de atrativos fiscais, financeiros e de investimentos governamentais, como aconteceu no Vale do Ribeira.

Estâncias turísticas

A parlamentar apresentou outros projetos de lei, que tratam da transformação de quatro municípios paulistas em estâncias turísticas: Apiaí, Itararé, Itapeva e Buri.

Segundo Terezinha da Paulina, a constituição nativa de Apiaí, a que se refere o PL 38/07, adapta-se perfeitamente às atividades e explorações turísticas, destacando-se as terras que se situam na serra de Paranapiacaba, compostas de mata nativa ainda livre da ocupação predatória. Ela destaca ainda pontos de atração da região, como o morro do Ouro, situado a 1.600 metros acima do nível do mar, sendo o mais alto pico do Vale da Ribeira. Há também no local a cachoeira do Calabouço, um queda d"água de 190 metros do rio Palmital, e o Complexo de Gruta dos Caboclos, que reúne importantes grutas calcárias e uma extensa área verde, ideal para a prática do campismo, além de várias outras cachoeiras, um minadouro e outras muitas áreas de grande beleza natural e de interesse histórico, justificando assim sua propositura.

Trilha interpretativa da natureza

O PL 39/07 diz respeito ao município de Itararé, distante 3 quilômetros da divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná. De acordo com a parlamentar, o município, pródigo em recursos naturais, possui vários pontos turísticos, entre os quais o Parque Ecológico da Barreira, a Estância Vale do Paraíso e a Ripasa S/A Celulose e Papel, cuja atração principal é a trilha interpretativa da natureza, e as praias pluviais de Itararé/Rio Verde. "O reconhecimento do município de Itararé como estância turística formalizaria perante o Estado a condição dessa alternativa para a região como opção socioeconômica e viabilizaria por meio de investimentos adicionais diretos provindos do status de estância as adequações e melhorias de infra-estrutura urbana " melhoramentos estes que, sem dúvida, beneficiariam em primeiro lugar a própria comunidade", justifica Terezinha da Paulina.

Tradição artística e cultural

O PL 40/207 visa transformar o município de Itapeva em estância turística. Segundo a justificativa da propositura, Itapeva está localizada na região morfológica do Estado chamada de Depressão Periférica, sendo sua formação geológica riquíssima. A cidade apresenta várias atrações turísticas de natureza religiosa, artística e cultural, tais como a Catedral Diocesana de Itapeva, cuja construção foi iniciada em 1785 e ampliada a partir de 1844 pelos padres capuchinos. A catedral, erguida em homenagem a Sant"Ana, é uma das poucas igrejas existentes no país que ainda guardam o estilo Basílica Barroco Colonial Primitivo Tardio, sendo considerada a maior igreja desse estilo, senão a maior do mundo construída de taipa de pilão, pelo que é de relevante interesse para estudiosos de arte, arquitetura e engenharia.

Há ainda na cidade o Museu Histórico de Itapeva e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapeva. O município conta com um importante acervo arqueológico, onde se encontra a arte rupestre das civilizações caigangue e guarani, além de urnas indígenas funerárias. A cidade promove ainda várias festas religiosas, como as Festa do Divino, e feiras, como a Feira de Novidades, que reúne todo tipo de artesanato e criações artísticas locais. A deputada resslata a importância de sua propositura para que "esta região do Sudoeste Paulista possa encontrar meios eficazes de desenvolvimento, mantendo suas raízes históricas e a preservação ambiental aliadas a um processo natural de crescimento econômico e geração de emprego e renda".

Preservação das raízes religiosas

O outro projeto da parlamentar, PL 42/07, transforma o município de Buri em Estância Turística. Terezinha justifica sua iniciativa fazendo um breve relato da história da cidade e de sua vocação turística. A parlamentar informa que o povoado de Buri nasceu às margens de uma enseada do rio Apiaí-Guaçu, na Sesmaria do Tijuco Preto. A enseada, local escolhido pelos tropeiros que iam a Sorocaba e São Paulo para o descanso da tropa, era margeada por palmeiras de buriti, cuja corruptela Buri deu nome ao município.

Buri faz divisa com a cidade de Paranapanema, já transformada em Estância Turística, Campina de Monte Alegre, Itapeva, Capão Bonito, Taquarivaí e Itapetininga, tendo boa parte de seu território composta por vegetação nativa de mata atlântica. Segundo a deputada, há várias festas tradicionais em Buri, destacando-se a Festa do Peão de Boiadeiro, Festa do Divino, a Festa de São José, existindo ainda na cidade vários pontos turísticos, como o parque ecológico e o parque aquático. A deputada justifica a iniciativa de apresentar o projeto de lei com o sentido de preservar as raízes religiosas e os recursos naturais de Buri.

alesp