Projeto quer transformar escolas em albergues da juventude


02/07/2004 16:17

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Donisete Braga

Para incentivar o turismo de jovens estudantes, principalmente os de baixo poder aquisitivo, o deputado Donisete Braga (PT) apresentou o Projeto de Lei 472/04, que, se aprovado pela Assembléia Legislativa, vai permitir que as escolas da rede estadual de ensino sirvam de albergues da juventude durante os períodos de férias escolares. Denominado programa "Escola Albergue: Turismo Estudantil", o projeto prevê a utilização de escolas localizadas nas 65 estâncias turísticas espalhadas pelo Estado. "É uma idéia de fácil execução que além de facilitar turismo e lazer para os jovens vai movimentar a economia destes municípios", explicou Braga.

Conforme o texto, os albergues serão administrados pela Associação de Pais e Mestres - APM - das escolas, que, depois de selecionadas, deverão se adaptar às atividade turísticas, oferecendo condições mínimas de acomodação, com dormitórios, refeitórios e vestiários. A APM poderá cobrar uma taxa que será empregada na manutenção do albergue.

O projeto do deputado Donisete Braga não se limita aos jovens estudantes do Estado. Estende-se a todos os estudantes do país, desde que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou superior.

No entanto, dá prioridade aos jovens formandos, em qualquer nível de ensino, de escolas da rede estadual de ensino. "Isso se justifica porque muitos deixam de comemorar a formatura com turismo por dificuldades econômicas. Vamos dar condições para essas merecidas férias em comemoração à conquista do tão desejado diploma", explicou o deputado.

Para viabilizar o programa, o projeto estabelece a celebração de convênios entre Estado e municípios, por meio do Fundo de Melhoria das Estâncias. O Estado tem um total de 65 estâncias climáticas, balneárias e turísticas. Todas com inúmeras opções de lazer e descanso.

Entre estâncias climáticas estão Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, Analândia e Cunha. Elas se destacam pelo clima agradável, paisagens naturais diversificadas, com fontes de água radioativas, serras, cachoeiras, reservas ecológicas e mirantes.

Já entre as balneárias estão Bertioga, São Sebastião, Ubatuba, Cananéia, Ilha Comprida e outras 10 estâncias. Oferecem opções de lazer como praias, passeios de barco, pesca, surf, atividades de lazer, recreação à beira-mar e vida noturna.

As estâncias turísticas formam a maioria. São quase 40 e se destacam por atrativos históricos, artísticos ou religiosos, além de belezas naturais. São bem estruturadas e oferecem aos visitantes parques ecológicos, represas, opções de esportes náuticos, edifícios históricos, alambiques e vinícolas. Entre elas estão Campos do Jordão, Águas de Lindóia, Serra Negra, Embu e Águas da Pata.

"Certamente, a disponibilidade da Escola Albergue para o Turismo Estudantil trará benefícios ao desenvolvimento do turismo nas estâncias do Estado e oportunidade de intercâmbio cultural para os estudantes", acredita o deputado Donisete Braga.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp