Da Tribuna


25/02/2011 19:31

Compartilhar:


Ausência no plenário



"Os 94 parlamentares estão recebendo salário de dias trabalhados sem o menor problema", ironizou Olimpio Gomes (PDT) sobre ausência de deputados em Plenário nesta sexta-feira, 25/2. Ele ainda afirmou não duvidar que não mais de dez deputados se encontrassem em alguma audiência naquele momento, e não 30, como apontava a lista de presença dos parlamentares. Ele reclamou que suas proposituras não são aprovadas por fazer parte da oposição ao governo do Estado. "E não digo isso para diminuir o Poder Legislativo. O objetivo é fazer com que tenhamos uma Assembleia Legislativa que cumpra o seu papel constitucional". (DK)



Responsabilidade do Estado



Marcos Martins (PT) informou que o vereador de Fartura, Maryel Garbelotti, expressou gratidão pela emenda que destina recursos do Orçamento do Estado ao Centro de Saúde de Fartura. O parlamentar ainda criticou os serviços da Eletropaulo e da Sabesp devido aos apagões e à falta de água em vários bairros paulistas. "Os apagões estão ocorrendo várias vezes e as reclamações não param. Essas duas empresas têm faltado com seus compromissos. A Eletropaulo transfere a responsabilidade para a CTEEP e se isenta, mas o responsável pelo fornecimento e fiscalização é o Estado", concluiu. (DK)



Respeito à Casa



"Estou há quase 30 dias nesta Casa. Fico imaginando o que é ficar quatro anos vendo a "sessão terror" que é feita aqui", disse Widerson Anzelotti (PSDB) referindo-se aos comentários do deputado Olimpio Gomes (PDT) sobre o Legislativo. Ele ainda afirmou que a Casa tem suas qualidades, e essas merecem ser ressaltadas. Disse que visitou 15 secretarias estaduais e foi muito bem recebido em todas elas. "Eu vou fazer desse plenário um local para contar as coisas boas que acontecem nesse Estado. Quando alguém vier aqui criticar, critique e apresente uma solução. Vamos respeitar a Assembleia Legislativa, que merece ser respeitada". (DK)



Corte orçamentário



"Nós temos apresentado muitas propostas, mas elas são obstruídas pela base do governo estadual. Nossas críticas são feitas com o intuito de recuperar a dignidade da Casa e a sua função", argumentou Carlos Giannazi (PSOL) contra o discurso do deputado Widerson Anzelotti (PSDB). O deputado comentou ainda o corte de mais de R$ 1 bilhão no Orçamento do MEC e alertou que haverá reflexos nas universidades federais, que não poderão ampliar as vagas e investir em melhorias no ensino. "Esse corte é injusto. É inconcebível que o nosso país continue com essa política econômica calcada num dos juros mais altos do mundo". (DK)



Postos do Procon



Fernando Capez (PSDB) solicitou que, na próxima legislatura, os parlamentares aproveitem o período suplementar para discutir e votar projetos na Casa. Capez também pediu que dois projetos de sua autoria sejam ao menos discutidos: o PL 1.414/2007, que proíbe a exigência de caução de qualquer natureza para internação de doentes em hospitais ou clínicas da rede pública ou privada do Estado; e o PL 799/2010, que torna obrigatória a disponibilização de espaço físico para instalação de postos do Procon em hipermercados, shopping centers, aeroportos etc. (DK)

alesp