Financiamento especial para produção de orgânicos


04/06/2008 18:57

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa aprovou no dia 29/5, o Projeto de Lei 1.324/2003, do deputado Geraldo Vinholi (PDT), que cria o Programa de Financiamento, através de linha de crédito especial, para agricultores familiares e pequenos produtores rurais, visando alavancar o desenvolvimento do cultivo de produtos orgânicos.

O deputado Vinholi, diante de seu compromisso com as questões agrárias, antecipou-se e desenvolveu este projeto, onde manifesta sua preocupação também com o conceito de sustentabilidade, imprescindível ao futuro e que traz à tona uma nova visão do mundo: o conceito de agroecologia. Com isso, proclama a necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico do setor, dos pequenos produtores rurais e do meio ambiente.

O projeto de lei tem como objetivo estimular o setor agropecuário do Estado de São Paulo, incentivando em especial os agricultores familiares a cultivarem produtos orgânicos, que são produzidos sem uso de elementos químicos ou agrotóxicos, estimulando a consciência em benefício ao meio ambiente, através de uma agricultura mais humana e respeitadora das inter-relações entre o todo e os seus elementos: solo, água, clima, ciclos e limites da natureza. Este é o grande valor deste tipo de cultivo, pois tudo que é descartado na limpeza dos produtos, que serão vendidos, vira adubo para as próximas colheitas. Além de promover o melhoramento do solo, sem agressão dos agrotóxicos, transforma-se em sua própria fonte de nutrição.



gvinholi@al.sp.gov.br

alesp