Encontro de Assistentes sociais


09/10/2003 16:38

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Anna Martins

A deputada Anna Martins (PCdoB), formada em Serviço Social pela PUC/SP desde 1968, participou em 27/9, na cidade de Itu, de um Encontro de Assistentes Sociais, que teve como ponto de pauta "A Realidade do Serviço Social e o Orçamento Participativo". O evento, organizado pelo Escritório Regional de Sorocaba, que compõe o Conselho Regional de Serviço Social, contou com a participação de um grande número de profissionais interessados em discutir maneiras mais eficientes de organizar a categoria. O debate indicou uma forte tendência dos profissionais para pôr em funcionamento o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de São Paulo, desativado no final da década de 80, devido a uma discussão sobre unidade Sindical feita pela Central Única dos Trabalhadores.

Atualmente existem no país cinco sindicatos organizados, entre eles o do Rio de Janeiro, do Ceará e do Rio Grande do Sul. A Federação Nacional dos Assistentes Sociais (Fenas) vem tentando organizá-los em mais três outros Estados. Em São Paulo existem hoje 30 mil assistentes sociais; desse total, cerca de 11 mil encontram-se desempregados.

Para discutir essa realidade, a deputada Anna Martins reunirá vários profissionais, no dia 10 de outubro, a partir das 13 horas, no Plenário Tiradentes da Assembléia Legislativa de São Paulo. Estão confirmadas as presenças da presidente da Fenas, representantes da CUT Nacional e da CUT Estadual.

Na oportunidade, os profissionais debaterão os problemas que vivem os assistentes sociais hoje: perda de espaço na ampliação de alternativas de trabalho; problema de piso salarial; substituição de assistentes sociais por voluntários nos municípios e entidades; o PL 925/03, que institui o Serviço Social nas escolas, de autoria do deputado Paulo Neme; o cPL 2349/96, da deputada. federal Jandira Feghali, que dispõe sobre a contratação de assistentes sociais; e o PPA 2004/2007: Programas Sociais.

amartins@al.sp.gov.br

alesp