Fórum vai debater abuso dos pedágios na RMC


26/04/2011 17:45

Compartilhar:


Nesta quinta-feira, 28/4, a partir das 19h, a Câmara Municipal de Campinas será sede do 2º Fórum de Debate sobre os Pedágios Paulistas na RMC. Por iniciativa da deputada Ana Perugini (PT), lideranças políticas, comunitárias e autoridades municipais se reunirão para discutir o abuso das tarifas e o elevado número de praças na Região Metropolitana de Campinas.

Vale lembrar que São Paulo é o recordista em número de pedágios no Brasil, com 227 praças, até 2010. Em 1997 eram apenas 40 em todo o Estado. Outro ponto criticado e que será abordado no fórum é o modelo de concessão adotado pelo governo estadual, forma onerosa pela qual o usuário paga duas vezes pela rodovia. Primeiro quando de sua construção por meio de impostos e, agora, por meio das tarifas. Ana Perugini defende que o motorista pague, apenas pelo trecho trafegado, modelo já utilizado em países como Portugal, por exemplo.

Participam como palestrantes o coordenador do Movimento Estadual contra os Pedágios Abusivos no Estado de São Paulo, José Matos, o presidente do Sindicato dos Motociclitas de Campinas e Região, Edvaldo Lopes de Queiroz, o coordenador do Setorial de Transportes e Mobilidade Urbana do PT-SP, o presidente da empresa Betel Transportes, Valmir Brustolin, empresário da Transportadora NGO, Ademir Lorençatto e o ex-prefeito de Cosmópolis José Pivatto.

Estudo recente aponta que usuários que partem de Campinas em direção a qualquer cidade da região tem 83,33% de chances de pagar pedágio, bem superior à probalidade de se pagar a tarifa na Região Metropolitana de São Paulo, que é de 68,42%.

Além de acompanhar as mobilizações e manifestações contra os abusos dos pedágios paulistas, Ana Perugini é autora de duas iniciativas na Assembleia Legislativa que abordam a questão. No Projeto de Lei 1.181/2009, a parlamentar propõe isenção para os usuários que residam ou trabalhem no município em que se localiza a praça. Uma forma de garantir o desenvolvimento dos municípios e o direito de ir e vir dos cidadãos. A deputada também defende que as concessionárias apresentem, anualmente, seus balanços financeiros para análise da Assembleia Legislativa e que os mantenham em seus sites eletrônicos, tendo em vista o interesse público e o impactos sociais e econômicos causados no cotidiano dos motoristas. A propositura tramita por meio do Projeto de Lei 203/2011.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp