Dimas Ramalho quer Araraquara como sede da Reitoria da Unesp


29/11/2000 15:59

Compartilhar:


O deputado Dimas Ramalho (PPS) está propondo que Araraquara torne-se a sede da reitoria da Unesp - que hoje funciona em edifício alugado da Alameda Santos, no centro da capital paulista. O parlamentar protocolou na Assembléia Legislativa o Substitutivo n.º 4 ao Projeto de Lei 583/2000. Pela proposta, prevê-se que a instalação da sede da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" no município de Araraquara seja efetuada no prazo máximo de 12 meses, a contar da data da publicação da lei.

A justificativa do deputado Dimas Ramalho ao substitutivo é que tal pleito encontra amparo na localização geográfica, considerada central, o que permite fácil acesso aos docentes, funcionários, técnicos e assessores de outros Campi, pois Araraquara, além de ser sede de região de governo, é sede de região administrativa.

"O Campus de Araraquara conta com o Instituto de Química, com 639 alunos; 69 docentes e 151 funcionários; Faculdade de Ciências e Letras, com 2.495 alunos; 164 docentes e 175 funcionários; Faculdade de Ciências Farmacêuticas, com 521 alunos; 65 docentes e 187 funcionários; e Faculdade de Odontologia, com 459 alunos; 103 docentes e 213 funcionários", explica Ramalho.

O deputado acrescenta ainda à justificativa que o Campus da Unesp de Araraquara encontra-se numa região privilegiada, cuja situação encurtaria consideravelmente a distância entre os demais Campi da Unesp e a futura sede da reitoria. Além disso, "Araraquara possui um grande parque industrial em pleno desenvolvimento, destacando-se a indústria têxtil, metalúrgica, de bebidas, alimentícia e mecânica, além da agroindústria. Dispõe de rede médico-hospitalar, hoteleira, comércio e indústria, bem como de outros serviços que oferecem atendimento satisfatório.

A matéria tramita pelas comissões do Legislativo Estadual para, em seguida, ser levada à votação.

(Mais informações, ligue para o deputado Dimas Ramalho - 3886-6840/6855)

alesp