Portas de segurança nos bancos devem ser obrigatórias


27/02/2012 11:43

Compartilhar:


Luiz Claudio Marcolino (PT) defendeu, no dia 23/2, no plenário da Assembleia Legislativa, a manutenção e instalação das portas de segurança nas agências bancárias. Para o deputado, os gastos do equipamento, conforme argumentado pelos bancos, não podem estar acima da segurança dos bancários e clientes.

A polêmica voltou à tona nas últimas semanas com a notícia veiculada na imprensa de que alguns bancos estão retirando as portas por terem sido notificados de denúncias de danos morais a clientes. Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, do qual o deputado já foi presidente, muitos clientes são favoráveis à manutenção.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo revelam que são recorrentes os casos de assaltos a agências que não contam com o equipamento de segurança. Segundo levantamento da Contraf-CUT e da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), 49 pessoas foram mortas em assaltos a bancos em todo o país no ano passado.

Para Marcolino, os bancos deveriam se preocupar em melhorar a eficiência dos equipamentos, como modernização e manutenção permanente, a fim de evitar os constrangimentos aos clientes. "As portas de segurança são uma conquista dos trabalhadores do setor, um direito garantido", afirmou.

Ele pede a derrubada do veto do governo ao Projeto de Lei 1.281/2007, de autoria do deputado Marcos Martins (PT), que trata do assunto. (jr)



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp