Tribuna


01/12/2011 18:47

Compartilhar:


Cruz de Sangue



Olimpio Gomes (PDT) anunciou que nesta sexta-feira, 2/12, a partir das 19h30, acontece o coquetel de lançamento do livro Cruz de Sangue - Sobreviventes da Guerrilha Urbana, na Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo. "Policial militar por quase 20 anos, o autor de Cruz de Sangue, Alexandre Oliver, conhece bem a realidade das ruas", disse. Segundo o deputado, o livro traz 26 relatos de policiais em seu dia a dia de trabalho, sobre superação de tragédias, entre outros assuntos. (GN)



Fim da Emesp



Carlos Giannazi (PSOL) comentou a realização na Casa, no dia 29/11, de audiência pública contra o fechamento da unidade Brooklin da Escola de Música Estadual de São Paulo (Emesp) - Tom Jobim. Na ocasião, estavam presentes pais, alunos, professores e representantes da escola. "A Secretaria Estadual de Cultura pretende desativar a Emesp, que é um centro de excelência", disse. Segundo o deputado, houve demissão de funcionários e a oferta de cursos foi reduzida em 50%. Para Giannazi, o Estado está perdendo uma escola de referência internacional. (GN)



Premiação e Aids



Telma de Souza (PT) disse que nesta quarta-feira, 30/11, foi realizado em Santos o evento Comunidade e Ação, que premiou quatro entidades: Tatufos Cênicos, pelo voto popular, Gapa, pelas entidades, Banda Marcial Infantil de Cubatão, pelo quesito grupo e Capoeira Escola, pelo projeto individual. "Comunidade e Ação premia voluntários que lidam na comunidade em prol da cidadania e de uma vida melhor", disse. Em relação à passagem do Dia Mundial de Combate e à Aids, nesta quinta-feira, 1º/12, Telma lembrou que Santos está entre as três cidades com o maior índice da doença no Estado. (GN)



Motocicletas



Jooji Hato (PMDB) mencionou matéria, publicada em 2007, a qual o deputado não atribuiu autoria, que apontava que motoqueiros estão envolvidos em 61% dos roubos no Estado. O deputado também exibiu uma reportagem do programa Profissão Repórter, referente às consequências do aumento do número de motos nas ruas e a acidentes que ocorreram quando mais de uma pessoa era transportada no veículo. Hato apresentou estes dados para justificar pedido ao governador para que seu projeto sobre a proibição de garupa seja sancionado. "Existe uma minoria barulhenta que não consegue entender a importância desse projeto", declarou. (DV)



Cigarro



Donisete Braga (PT) contou que, no dia 30/11, foi aprovado o Projeto de Lei 128/2011, de sua autoria, que proíbe a exposição das embalagens de cigarros e assemelhados nos pontos de venda. "Nós respeitamos a Constituição e os direitos da sociedade, mas essa iniciativa tem a finalidade de garantir a responsabilidade pelos malefícios do cigarro. Não estamos proibindo ninguém de fumar", defendeu o deputado. O parlamentar justificou que em estabelecimentos como padarias e bares o cigarro fica ao lado de balas e chocolates, de forma que incentiva a ação. Braga afirmou que espera o sancionamento da lei e acredita que ela vai permitir conscientização. (DV)



Férias



Carlos Giannazi (PSOL) mencionou a audiência pública realizada com o secretário estadual da Educação e entidades representantes do magistério, a fim de pedir ao secretário que a resolução referente à fragmentação das férias dos funcionários seja anulada. "É inconcebível essa divisão e medidas precisam ser tomadas", declarou Giannazi. O deputado anunciou que se a resolução for mantida, acontecerá uma paralisação do magistério, logo no início de 2012. "As férias precisam ser de 30 dias. É questão de bom senso", disse. (DV)



AVA



Roberto Morais (PPS) comunicou que a empresa AVA, responsável pelas linhas de ônibus da região de Americana e cidades vizinhas teve um desmando muito grande nos últimos meses. Segundo o deputado, os passageiros têm reclamado de superlotação, ônibus sucateados e atrasados ou que nem aparecem. "Trabalhadores foram largados no meio da estrada, chegaram atrasados em seus trabalhos e a empresa foi multada mas não pagou", contou Morais. O parlamentar disse que as linhas não pertecem mais à empresa e a nova responsável ainda não foi escolhida. "Os atuais proprietários da AVA não têm respeito pela vida pública". (DV)

alesp