Soltur entrega unidades habitacionais em Guarulhos


14/12/2000 16:57

Compartilhar:


Sessenta e quatro famílias de Guarulhos, município da Região Metropolitana de São Paulo, inscritas no Movimento Habitacional Morada do Sol, entidade presidida pelo deputado Eduardo Soltur (PFL), foram contempladas no sorteio realizado no final de novembro e receberão as chaves dos apartamentos dos dois primeiros prédios do núcleo que está sendo implantado no Parque Mikail, próximo ao Taboão, segundo o deputado, uma das áreas de maior crescimento da cidade.

A entrega dos apartamentos será feita em duas etapas. A primeira, até o dia 30 deste mês, para os sorteados do Edifício Sol Nascente I. Os sorteados do Sol Nascente II, receberão as chaves dia 28 de fevereiro do ano que vem, dois meses antes do novo sorteio, marcado para 29 de abril. A partir daí, as premiações se repetirão a cada três meses, até que os últimos contemplados estejam morando sob um teto que lhe pertença, informou Soltur.

O parlamentar esclarece que o Morada do Sol é um movimento sem fins lucrativos, criado com a finalidade de construir moradia para famílias de baixa renda pelo sistema cooperativista. O projeto todo prevê a entrega de 2.520 apartamentos, distribuídos em 84 torres, que ocuparão uma área de 121 mil metros quadrados na Estrada do Zircônio, naquele bairro.

De acordo com Soltur, a direção da entidade cercou-se de todos os cuidados para que o sorteio promovido nas dependências Grêmio Recreativo e Esportivo do Parque Cecap, com a participação dos inscritos em grande número, transcorresse em clima de serenidade e transparência. O processo contou com a utilização de um telão e câmeras, que focalizavam cada um dos globos dos quais foram extraídas as esferas numeradas. Cinco associados, escolhidos ao acaso entre os presentes, acompanharam e participaram do evento. "Tudo aqui é feito dentro da maior lisura", destacou Soltur, que saudou os premiados.

O déficit habitacional em Guarulhos é considerável e as iniciativas do setor público nessa área são tímidas e incapazes de atender às necessidades da população. De acordo com o parlamentar, "o problema da falta de moradia para trabalhadores com faixa de renda baixa, tanto no município quanto na esfera estadual, é fruto da falta de empenho dos organismos governamentais e da voracidade das instituições financeiras públicas na aplicação de correção e cobrança de juros nos financiamentos destinados à casa própria."

O Morada do Sol, segundo definição de Eduardo Soltur, muito mais do que um movimento em busca de moradia própria, é um instrumento de conscientização e mobilização do trabalhador. "A casa própria é um patrimônio que transcende o limite da posse de bens. Ela agrega as pessoas, fortalece laços, desperta o sentimento de cidadania", assegura.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Eduardo Soltur - 3886-6372/6384)

alesp