Da Tribuna


17/08/2011 21:43

Compartilhar:


Partidos



De acordo com Welson Gasparini (PSDB), o governador Geraldo Alckmin irá receber a presidente Dilma Rousseff, no Palácio dos Bandeirantes, para anunciar uma aliança em benefício dos paulistas. O deputado elogiou a postura de ambos e disse que o maior objetivo do governador é erradicar a extrema pobreza no Estado. Gasparini parabenizou Dilma e Alckmin pelo acordo e defendeu a união dos partidos para a resolução dos problemas. "Em época de eleição cada um para seu lado com a sua ideologia, mas após esse período podemos nos apoiar e nos ajudar". (DV)



Suzano



José Candido (PT) comemorou a inauguração da quadra de esportes na periferia da cidade de Suzano. O parlamentar exibiu fotos do local e mostrou que o espaço também conta com uma pista, uma área de brinquedos novos e iluminação completa. Mencionou a carência da população das classes mais baixas desse município e contou que se sentiu satisfeito ao colaborar com a prefeitura de Suzano para realizar esse projeto. Candido disse que adotou a região como sua cidade natal. "Lá fui vereador por três mandatos consecutivos". (DV)



Bebidas alcoólicas



Jooji Hato (PMDB) relatou uma matéria exibida na Rede Globo de televisão, na qual mostra imagens de adolescentes consumindo bebida alcóolica em postos de gasolina na capital de Maceió e questionou o que pode ser feito para resolver a situação. "Cada um deve vender aquilo que lhe cabe", declarou Hato e ressaltou que é contra o comércio de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência e postos de combustíveis da cidade e do Estado de São Paulo. Apontou o álcool como uma das drogas mais consumidas entre os menores de idade e criticou aqueles que ingerem bebida quando estão dirigindo. (DV)



Restrições à pesca



Sebastião Santos (PRB) criticou o Decreto 56.031/2010, que lista peixes considerados em extinção e proíbe a pesca dessas espécies no Estado de São Paulo. O deputado afirmou ter acompanhado a situação de pescadores das regiões dos rios: Tietê, Grande, Paraná e Turvo. Segundo o parlamentar, "as vendas de peixe estão paralisadas, por causa de um estudo mal realizado. São mais de seis mil pescadores abaixo da linha de miséria buscando seu sustento e tiveram que começar a vender sorvete". O parlamentar informou que a Secretaria do Meio Ambiente informou estar ciente dos transtornos e que buscará solucionar os problemas. (DA)



Emendas



Carlos Giannazi (PSOL) informou que protocolou emendas e um substitutivo ao PLC 43/2005 - que traz, entre outras coisas, o reajuste de salário dos servidores públicos -, visando os funcionários do Centro Paula Souza. Gianazzi afirmou que as emendas propõem, para os servidores da instituição, licença maternidade de seis meses e atendimento no Iamspe. Segundo o deputado, "eles são servidores como os outros, mas não tem os mesmos direitos". O parlamentar disse: "Espero que a Assembleia saia em defesa dos funcionários e das emendas". (DA)



Hospital Sorocabana



Luiz Cláudio Marcolino (PT) falou sobre a atual situação do Hospital Sorocabana, na zona Oeste de São Paulo, que está fechado desde setembro de 2010. Segundo o deputado, a Secretaria da Saúde informou que houve repasse de verba para o hospital, mas não soube responder sobre os problemas do hospital. O parlamentar afirmou que os aposentados, conveniados do hospital, estão sendo cobrados, mesmo com o hospital fechado. "Solicito aconteça o bloqueio da conta que recebe os pagamentos e que não seja mais debitado esses valores dos aposentados". Informou que, no dia 27/8 haverá um ato em frente ao hospital reivindicando a reabertura. (DA)



Saúde e energia



"Acho importante essa movimentação para que o Estado se posicione em relação a esse hospital", afirmou Marcos Martins (PT), que lamentou a situação do Hospital Sorocabana. O deputado relatou sua visita ao Hospital das Clínicas, onde se encontrou com os representantes da Universidade de Medicina de São Paulo. Comentou, também, que, acompanhado pela comissão de moradores de Vargem Grande, foi à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo para pedir esclarecimentos sobre o apagão que ocorreu em Vargem Grande e sobre a instalação de postes. "Os moradores estão indignados porque não houve nenhuma discussão para decidir sobre a instalação desses postes". (DA)



Denúncia reiterada



Olimpio Gomes (PDT) reiterou denúncia feita, no dia 16/8, onde contestou dados de planilha que recebeu da Fundação Padre Anchieta - TV Cultura - sobre inserções de deputados na TV Alesp, que, segundo o documento, teriam participado de eventos do ano de 2010 em suas bases eleitorais. "O ex-diretor da TV Alesp, Alberto Luchetti Neto, afirmou numa entrevista dada ao jornal O Estado de S. Paulo, que ele é o responsável pela planilha", comentou o deputado. Segundo Olimpio, os valores apresentados pelo Departamento de Comunicação e pela Fundação Padre Anchieta não correspondem. (GN)



Questionamento aos órgãos públicos



Marcos Martins (PT) ficou preocupado com as informações obtidas pelo deputado Olimpio Gomes, e está encaminhando um requerimento para a TV Alesp, para que fique a par dos fatos. "Quando vamos participar de entrevista on line, também fica registrado?", indagou. O deputado ainda reclamou sobre problemas existentes na cidade de Vargem Grande, Osasco e CPTM. Em Vargem Grande, segundo o deputado, uma empresa decidiu ampliar o fornecimento de energia elétrica e a fiação está atravessada em diversos bairros. Ele pediu à Arsesp que faça a fiscalização e que a Eletropaulo verifique se há legalização. Em Osasco, são três os problemas existentes: a canalização de um córrego, uma obra paralisada da Sabesp no centro da cidade, e o atraso da construção da estação do trem. O parlamentar reclamou do recente apagão, quando os trens da CPTM ficaram parados, prejudicando a população. (GN)



Transporte e Ribeirão Preto



Welson Gasparini (PSDB) comentou que, no dia 17/8, esteve num almoço com dirigentes e associados do Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo. Segundo o deputado, o evento contou com a presença do governador, onde apresentou o plano de transporte ferroviário para a Grande São Paulo e também para os portos do Litoral, resolvendo os problemas de transporte de cargas no Estado. Além disso, Alckmin apresentou o projeto do Rodoanel, em desenvolvimento. O parlamentar solicitou ao governador que dê prioridade à construção de um viaduto com oito alças de acesso no entorno, o que possibilita a ligação da via de acesso de Ribeirão Preto com as cidades de Araraquara e Serrana. (GN)



Orçamento de 2012



Luiz Marcolino (PT) comentou que a Assembleia inicia a partir do dia 18/8, o debate sobre as audiências públicas do Orçamento de 2012. De acordo com o deputado, a partir do debate realizado com a sociedade civil organizada em cada região, as propostas apresentadas vão para o Orçamento. Depois, o prefeito, os vereadores, a OAB, comércios e indústrias da região poderão saber quanto será aplicado do Orçamento do Estado naquela região. "Através do debate, as regiões metropolitanas podem ser agraciadas pelo recurso, para que invistam em uma estrutura eficiente e capaz de garantir o saneamento básico, hospitais regionais, criar infraestrutura de transporte e de estradas." (GN)



Audiências do Orçamento



Para Afonso Lobato (PV), falta estímulo para que ele, outros deputados e a sociedade civil organizada participem das audiências que discutirão o Orçamento 2012 em diversas regiões do Estado. As audiências terão início nesta sexta-feira, 19/8, em Presidente Prudente. Lobato afirmou que agentes comunitários a cada ano reapresentam as mesmas demandas que acabam não sendo contempladas pelo texto final do projeto do Orçamento, já que o governo não permite a apresentação de emendas regionais. "Sinto-me desmotivado em participar, se as emendas não são acolhidas", criticou ao reclamar de ficar impedido de atender a compromissos assumidos pela Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe. (BC)



Presidente anuncia formação de comissão para analisar documentos referentes à TV Alesp



O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Barros Munhoz, anunciou em plenário nesta quarta-feira, 17/8, que a Mesa Diretora da Casa, tendo em vista questionamentos internos de alguns dos deputados estaduais, decidiu suspender temporariamente a realização de inserções de boletins, exibidos pela TV Alesp, sobre as atividades externas do Parlamento.

No mesmo sentido, comunicou que constituirá uma comissão interna para apuração dos relatórios de gestão referentes a esses boletins com a Fundação Padre Anchieta e a Fundação de Arte e Cultura. O objetivo é averiguar se os dados estão corretos, se houve apenas falha na organização e tabulação das informações ou se apresentam realmente irregularidades.

alesp