Aprovação de projeto da APA Cabreúva é anunciada durante evento em Salto


02/02/2006 10:09

Compartilhar:


Durante a solenidade de posse do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) da estância turística de Salto, em 26/1, o deputado Hamilton Pereira (PT) anunciou a aprovação, pela Assembléia Legislativa, do Projeto de Lei 1.158/2003, de sua autoria, que incluiu a bacia hidrográfica formadora do ribeirão Piraí na Área de Proteção Ambiental (APA) Cabreúva.

Hamilton parabenizou a população de Salto pelo empenho nas lutas pelas questões ambientais. O parlamentar compôs a mesa do evento ao lado do prefeito, Geraldo Garcia; do vice-prefeito, Juvenil Cirelli; do presidente da Câmara, Luís Carlos Batista; e do deputado federal Luciano Zica (PT/SP). Ele acredita que a sanção de seu projeto ocorrerá na segunda quinzena de fevereiro.

Cirelli considerou a aprovação do projeto na Assembléia um instrumento a mais para a defesa do manancial, que hoje abastece Salto e Indaiatuba, e futuramente deverá também abastecer Itu. "O deputado tem sido, mais que um parceiro de Salto, um amigo do nosso município e da região", afirmou.

Comdema

A implementação do Comdema em Salto se dá dez anos depois da aprovação da lei que o criou, de autoria do então vereador petista Juvenil Cirelli. O conselho fará a interface com os conselhos Estadual e Nacional de Defesa do Meio Ambiente e vai procurar garantir melhor qualidade de vida à população local.

O prefeito Garcia afirmou que, com a coragem herdada dos índios guaianases, o Comdema e a população vão trabalhar pela recuperação dos recursos naturais da cidade. "Salto está um pouquinho maltratada, mas é maravilhosa", disse. "E será muito importante termos agora o Comdema para nos ajudar a resgatar a beleza de nossa cidade."

Cerca de mil pessoas participaram da solenidade, que contou com uma palestra sobre meio ambiente, proferida por Ana Maria Girotti Sperandio, coordenadora no Brasil da Iniciativa Regional de Municípios Saudáveis - Organização Pan-Americana de Saúde, pós-doutoranda da Unicamp e pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos para a Sociedade (Ipes). Segundo Cirelli, o Comdema deverá ter ainda como missão reelaborar a própria lei, que já possui dez anos.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp