Deputado quer homenagear produtor rural de Pederneiras


23/04/2007 18:39

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) apresentou projeto de lei (76/07) sugerindo que o nome do produtor rural e comerciante José Svizero seja dado ao viaduto localizado no quilômetro 217 da rodovia SP-225, no distrito de Guaianás, município de Pederneiras.

"Mais do que um agricultor e comerciante de sucesso, José Svizero foi um grande amigo, bom filho, pai dedicado e um exemplo de retidão a todos os que o conheceram, angariando a confiança, credibilidade e o carinho da população de Guaianás, Pederneiras e Bauru", destaca o deputado.

Pedro Tobias acrescentou que o viaduto que pretende denominar está localizado há aproximadamente 800 metros de distância da propriedade que pertenceu à família Svizero. "Com isso, todos os amigos ficarão felizes e honrados com essa homenagem", salienta o parlamentar.

José Svizero nasceu em Curitiba, mas em 1925 mudou-se com seus pais Luiz e Carolina e seus irmãos para o sítio Pindorama, localizado há cinco quilômetros do atual distrito de Guaianás. Passados alguns anos, em 1933, Svizero casou-se com a senhora Prima, com quem teve nove filhos.

Em 1950, depois de muito trabalho e dedicação por parte de toda família, o sítio Santo Antonio já possuía mais de 70 alqueires. Na referida propriedade era produzido quase tudo que era necessário para o consumo da família: arroz, feijão, milho, café, mandioca, cana-de-açúcar, frutas, hortaliças, vinho, gado, galinhas e suínos. Parte dessa produção era vendida a terceiros, gerando renda para suprir outras necessidades básicas.

A família Svizero era bastante conhecida na região, sendo que, anualmente, no dia 13 de junho, aconteciam tradicionais festividades religiosas no sítio Santo Antonio, com churrascos, leilões e bailes.

José e seu irmão Ângelo montaram em sociedade, em 1942, no distrito de Guaianás, uma pequena indústria, movida a roda d"água, para moagem do milho, transformando-o em fubá, farinha de milho e canjica.

Em 1952, o irmão mais novo de José, João Svizero, resolveu deixar o sítio e tentar a vida na cidade. Convidou, então, seus irmãos mais velhos José e Ângelo para serem seus sócios e assim adquiriram o Bar Bauru, em Bauru. Em 1955 o estabelecimento foi vendido e montado o Bar e Empório Santo Antonio, localizado na rua 1º de agosto, em Bauru. Passados dez anos, esse comércio foi transformado em Supermercado Santo Antonio, pioneiro no ramo, que chegou a ter uma rede de 20 lojas em Bauru e região.

Pedro Tobias salienta em sua proposta que, num período em que se ensaiava o progresso da região, homens como José Svizero eram raridade. Mesmo vivendo na zona rural já possuía, juntamente com seus irmãos, uma visão de progresso. "Foram pioneiros no desenvolvimento da região e do progresso comercial de Bauru", afirma o parlamentar, acrescentando que quer prestar uma justa homenagem a um cidadão querido, que faleceu aos 92 anos de idade, no dia 20 de dezembro de 2004.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp