Notas de plenário


28/04/2008 21:20

Compartilhar:


Popularidade de Lula



Rui Falcão (PT) citou a pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, 28/4, que aponta a melhor popularidade do presidente Lula desde 2003. "Entre os entrevistados, 57,5% avaliaram positivamente o governo. Apenas 11,3% o avaliaram como negativo. Na última pesquisa, ocorrida em fevereiro, a avaliação positiva do presidente foi de 52,7%", disse. Falcão atribuiu esse crescimento aos programas sociais, à geração de emprego e ao fortalecimento da economia, entre outros. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 25 de abril, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2 mil pessoas. (GF)



Resgate social



Donisete Braga (PT) afirmou que o presidente Lula tem realizado investimentos sociais importantes, que resgatam a justiça social. "O Bolsa Família atende cerca de 40 milhões de pessoas, o ProUni oferece oportunidade para jovens que querem estudar, porém não têm condições financeiras de arcar com os gastos de uma graduação" disse. "Ficamos felizes com programas como esses, que têm como resultado a avaliação positiva de 57,5% da população, conforme divulgado pelo CNT/Sensus", acrescentou. Em relação ao PL 395/2005, que estabelece normas de funcionamento do Fundo de Melhoria das Estâncias, Donisete frisou que recebeu apoio do vereador de Cananéia Odil Paulo Martins Pereira. (GF)



Vítimas de acidente de trabalho



"Esta segunta-feira, 28 de abril, é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho", frisou Cido Sério (PT), citando a realização pela Alesp de ato solene para marcar a data. Para o deputado, deve haver uma campanha que reduza o número de acidentes, pois, além das vítimas, as ocorrências causam gasto de R$ 3,8 bilhões para o país. Uma das questões que Sério defende é a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, o que possibilita mais qualidade de vida. Ele saudou as centrais sindicais e todos os membros que defendem a causa. (GF)



Reforma previdenciária



Carlos Giannazi (PSOL) defendeu os mais de 40 mil advogados contribuintes do Ipesp que estão, segundo ele, correndo o risco de serem vítimas de um calote, após a reforma previdenciária. O deputado citou a audiência ocorrida na Assembléia Legislativa no último sábado e ressaltou que um dos maiores problemas após a reforma é a extinção da carteira de trabalho dos advogados, criada em 1932 pelo ex-presidente Getúlio Vargas. Ele comentou o PL 183/2008, do deputado Hamilton Pereira (PT), que autoriza a SP-Prev a assumir a carteira previdenciária dos advogados. (GF)



Um colchão chamado inércia



O deputado José Bittencourt (PDT) falou sobre reunião da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp), realizada nesta segunda-feira, 28/4, na Alesp, com o objetivo de debater questões de interesse da categoria. O parlamentar, que mencionou o trabalho da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores da Justiça, teceu duras críticas ao Parlamento paulista ao dizer que quando o projeto é de interesse da magistratura é aprovado com rapidez, "mas quando é de interesse do trabalhador, fica dormindo aqui, em berço esplêndido, em um colchão chamado inércia". (LP)



Acorda governador



"Sábado, 26/4, por volta das 16h30, o investigador Fausto Felício Pizzo, 33, agente do Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) foi alvejado por tiros de fuzil e morreu no local", disse o deputado Olímpio Gomes (PV) ao criticar o Executivo paulista por não ter sancionado PLC 11/2008, de autoria do governador e aprovado pela Alesp há 15 dias. "Acorda governador. Sua sonolência deixa mais uma família de policial à míngua. O senhor deve estar muito cansado para não assinar seu nome em projeto que é de sua autoria." Conforme Olímpio, a família do policial morto em serviço receberá adicional de 40% somente após o governador sancionar a matéria. (LP)



Acabou a polêmica



Edson Giriboni (PV) comemorou a liberação do Parque Petar, localizado nas cidades de Iporanga e Apiaí, no Vale do Ribeira, a sudoeste do Estado São Paulo. O Ibama havia interditado as cavernas à visitação porque o Instituto Florestal, responsável pelos parques, não tinha um plano de manejo. "O fechamento das cavernas provocou grande transtorno econômico na região", lamentou Giriboni. Há 10 dias, o Ministério Público Federal fez um termo de ajuste de conduta com a Secretaria do Meio Ambiente com a promessa de ser criado um plano de manejo. Com isso, a polêmica interdição foi encerrada. (LP)



Valorização do próximo



A morte da menina Isabella serviu de base para alerta do deputado Rafael Silva (PDT). Ele lamenta a forma como o caso vem sendo tratado pela imprensa: "os órgãos de imprensa, que deveriam informar a realidade para as pessoas, apenas pensam em ter audiência e lucro". Segundo o deputado, muitos crimes contra menores são cometidos diariamente no país. "Somente uma pessoa desequilibrada age com tamanha agressividade contra outro ser humano". Rafael Silva pede que o ser humano respeite e valorize o próximo. (LP)



A polícia fez a sua parte



Ainda sobre o caso Isabella, o deputado Conte Lopes (PTB) disse não haver dúvidas de que seu pai e sua madrasta são os responsáveis pelo crime. "É evidente que a menina não era a princesa dele nem de sua mulher. A menina era fruto de outro relacionamento! Eles extrapolaram ao agredi-la e, por serem advogados, acharam ter encontrado a solução: jogar o corpo da garota." O parlamentar ressalta que, apesar da guerra por audiência entre os órgãos de imprensa, a polícia fez a sua parte e deve pedir a prisão preventiva do casal. (LP)

alesp