Notas de Plenário


25/04/2008 20:41

Compartilhar:


Reforma negativa

O governo federal apresentou uma proposta de reforma tributária que prevê o fim do salário-educação. Para Carlos Giannazi (PSOL), a aprovação desse projeto significa um grande retrocesso, pois a educação, que necessita de investimentos, será prejudicada com a perda de R$ 7 bilhões. Giannazi disse repudiar essa reforma que, segundo ele, só beneficia as elites. Como solução, sua bancada apresentou uma proposta de reforma tributária que irá favorecer a rede pública. O parlamentar afirmou que também está lutando para derrubar o veto, colocado pelo ex-presidente Fernando Henrique e mantido por Lula, que proibe o investimento de 7% do PIB brasileiro em educação. (ME)



Hospital regional

Donisete Braga (PT) reafirmou que a saúde pública, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS), precisa de melhorias para qualificar o atendimento à população paulista. Ele salientou que as regiões Alta Paulista, Pontal do Paranapanema e Vale do Ribeira merecem atenção especial. Braga também comentou pesquisa realizada pelo jornal Diário do Grande ABC sobre prioridades de investimento, e a saúde foi considerada o item mais importante. "Por isso queremos a instalação de um novo hospital regional que atenda os mais de 600 mil habitantes do ABC. Em breve esse sonho se tornará realidade", frisou. (GF)



"Cadê a CPI da Educação?"

Carlos Giannazi (PSOL) ressaltou que, desde ano passado, propôs a instalação da CPI da Educação para que seja investigado o abandono do setor nos últimos 13 anos. "Além de querermos saber por que as políticas educacionais fracassaram, também queremos buscar propostas de melhorias no setor", disse. Segundo o deputado, a Educação merece maior investimento no orçamento estadual para atender as 5.300 escolas estaduais, com mais de um milhão de alunos. "Também propusemos projetos como o que proíbe superlotação nas salas de aula (PL 517/2007) e o que cria sala de leitura e de informática (PL 195/2007)", finalizou. (GF)

alesp