Entidades ambientalistas poderão ser beneficiárias dos recursos da Nota Paulista
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais reuniu-se nesta quarta-feira, 19/10, sob a presidência do deputado Adriano Diogo (PT), para a deliberação de diversos itens de pauta, entre projetos de lei, processos de origem popular, requerimentos e moções.
Entre os projetos apreciados estão o PL 144/2011 (de Pedro Tobias e Bruno Covas, ambos do PSDB), juntado ao PL 150/2011 (de Rita Passo - PV), que altera a lei da Nota Fiscal Paulista (Lei 12685/2007) para incluir as entidades ambientalistas como destinatárias dos benefícios do programa; e o 448/2010, de autoria do deputado José Bruno, aprovado com emenda apresentada pela CCJ, que obriga o Poder Público, através das maternidades da rede pública do Estado, a distribuir o Estatuto da Criança e dos Adolescentes aos pais dos recém-nascidos.
Processos de origem popular
Cinco processos de origem popular foram apreciados e moções aprovadas, na medida em que tratam de legislação de âmbito federal. Um deles sugere punição mais severa aos motoristas que dirigem embriagados e outro propõe que seja encaminhada, via internet, a diversos órgãos públicos, as certidões de óbito assim que lavradas. O deputado Adriano Diogo sugeriu a realização de audiência pública para tratar do problema dos acidentes de trânsito provocados por pessoas embriagadas, com a presença de representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com o objetivo de debater medidas que possam ser tomadas pelo legislativo estadual quanto ao assunto.
Adriano Diogo solicitou a retirada por uma sessão de requerimento de sua autoria solicitando a convocação do sargento PM Marcos Antônio Martins e do delegado Sérgio Luiz, titular do 56º DP, para prestarem esclarecimentos sobre o homicídio de Clóvis Salgado Salvadeu, ocorrido em 24/10/2010, e o deputado Marco Aurélio de Souza (PT) pediu vistas do requerimento de Adriano Diogo solicitando convite a Paulo Telhada, tenente-coronel PM e chefe da Rota, a Fábio Paganotto Carvalho, capitão PM, Nelson Massini, da faculdade de Direito da Uerj, a um representante da Corregedoria da Polícia Militar e a um representante do Ministério Público, para prestarem informações e debaterem as ações ocorridas em caixas eletrônicos de supermercado Compre Bem na zona norte da capital no dia 5/8/2011, quando seis assaltantes foram mortos.
Foram aprovados os requerimentos de Adriano Diogo solicitando a realização de audiência pública em solidariedade ao povo do Haiti, e requerimento dos deputados José Zico Prado e Hamilton Pereira, ambos do PT, solicitando convocação de audiência pública para a discussão do Mosaico de Unidades de Conservação da Jureia e a situação das comunidades tradicionais que vivem na região.
Homofobia x liberdade de expresão
A deputada Leci Brandão (PCdoB) pediu vistas das Moções 23/2007 juntada à Moção 69/2008, de autoria do deputado José Bruno, que apela ao presidente do Senado Federal pela não aprovação de projeto que criminaliza qualquer manifestação contra o homossexualismo e da Moção 49/2011, de autoria do deputado José Bittencourt, que apela à presidente da República e ao presidente do Senado a adoção de providências para a instituição de campanha de esclarecimento quanto ao mesmo projeto.
Várias moções foram aprovadas, entre elas a que apela à presidente da República para que empreenda esforços na prestação de auxílio aos brasileiros que residem no Japão, assim como aos seus familiares que moram no Estado de São Paulo, e a que apela à presidente da República para que sancione o projeto de lei que acaba com o "sigilo eterno de documentos" e garante o acesso pleno às informações pelos cidadãos.
Carlinhos Metralha
O presidente da comissão, ao final da reunião, referiu-se ao programa Roda Viva em que o Cabo Anselmo foi entrevistado, e projetou em telão o momento em que este mencionou o fato de que o delegado Carlos Alberto Nunes, o Carlinhos Metralha, seria lotado na Assembleia paulista. O deputado informou que esse delegado foi responsável por infringir-lhe tortura no período em que foi preso e por longo período o perseguiu, assistindo, inclusive, a várias reuniões da Comissão de Direitos Humanos. Contudo, desconhecia o fato de que ele seria funcionário lotado no Parlamento, tendo solicitado a imediata verificação da veracidade desta informação.
Participaram da reunião, além dos deputados já mencionados, os deputados Gilmaci Santos (PRB), Rita Passos (PV), Rafael Silva (PDT) e Carlos Alberto Bezerra Junior (PSDB). (DA)
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Alesp aprova título de Interesse Turístico para 70 municípios paulistas
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Alesp aprova urgência de projetos que dão título de Interesse Turístico a 70 municípios paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que reestrutura e amplia Defensoria Pública no estado
- Fernanda Rodrigues é aprovada por Comissão da Alesp como nova diretora da Artesp
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Após aprovação da Alesp, lei que proíbe animais acorrentados é sancionada pelo Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações