Software livre nos telecentros


13/11/2007 16:30

Compartilhar:


O deputado Simão Pedro (PT), defensor da utilização do software livre (Linux) pelas administrações públicas, fez um discurso na tribuna do plenário Juscelino Kubitschek, em 8/11, contrário à assinatura de acordo entre a prefeitura de São Paulo e a multinacional Microsoft para utilização do sistema Windows nos telecentros da cidade.

Segundo Simão, durante a gestão da ex-prefeita Marta Suplicy, optou-se pelo software Linux, que é gratuito. "Mas, semana passada, foi assinada uma parceria com a Microsoft". Para o parlamentar, esta decisão é um retrocesso ao que já foi conquistado, pois gera custo muito superior ao atual, uma vez que se tem que pagar licença em torno de R$ 500 por microcomputador. "Se em quatro anos foram disponibilizados 122 pontos, agora estes números diminuirão", salientou o parlamentar.

O deputado Simão Pedro é autor do Projeto de Lei 404/2004, que obriga o Estado a instalar software livre em toda a administração pública no Estado. Com a economia do dinheiro gasto com o pagamento de royalties deverá ser destinada para a implantação de programas de inclusão digital.

A prefeitura de São Paulo e a Microsoft assinaram um protocolo de intenções que prevê a instalação do sistema operacional Windows Vista nos PCs dos 178 atuais pontos de acesso à internet, além dos 122 que devem ser inaugurados até 2008. Até agora, os micros só usavam programas de código aberto, que não exigem o pagamento de licenças.

Para rodar o Windows Vista, 60% dos servidores " que permitem aos 20 PCs de cada centro funcionar " precisarão ser trocados por um modelo com 2 gigabytes de memória RAM. Hoje, a maioria tem 1 GB. O custo para o município é de R$ 267,5 mil.

spedro@al.sp.gov.br

alesp