Solidariedade ao movimento contra testes com animais vivos


07/06/2006 18:46

Compartilhar:

Deputado Palmiro Mennucci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Palmiro testes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Palmiro Mennucci (PPS) continua sua campanha pelo fim dos testes com a utilização desnecessária de animais vivos em experimentos científicos e pedagógicos. Na terça-feira, 6/6, na tribuna da Assembléia Legislativa, o parlamentar hipotecou solidariedade aos ativistas em defesa dos animais que realizaram uma manifestação na cidade do Rio de Janeiro, no dia 1º/6, contra a vivissecção. Mennucci afirmou que foi um dia muito importante para aqueles que lutam em defesa do direito à vida de todas as criaturas. "Foi um dia histórico no movimento de Libertação Animal", disse.

Das 11h30 às 13h30, houve uma manifestação pacífica em frente à Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o objetivo de mostrar aos vereadores cariocas o descontentamento da população com a utilização desnecessária de animais vivos em experimentos científicos e pedagógicos. Todo o mundo começa a se mobilizar a fim de abolir, por completo, esses tipos de testes, disse Mennucci.

Em 11/4, o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, vetou o Projeto de Lei 325/05, de autoria do vereador Cláudio Cavalcanti, que proíbe os testes com animais naquele município. Entretanto, o projeto irá novamente à votação, para apreciação do veto do prefeito, que poderá ser derrubado pelo voto da maioria absoluta dos vereadores.

"Este projeto de lei, se aprovado, será um instrumento importante para o suporte legal de qualquer ativista pela libertação animal. Instituições grandes e poderosas e laboratórios particulares já iniciaram sua movimentação para que lei não entre em vigor. Afinal, por detrás dos testes cruéis em que se utilizam animais, existe uma grande especulação financeira, que gira em torno de cifras milionárias para a continuação de pesquisas desnecessárias e assassinas", disse Mennucci em seu pronunciamento, que foi enviado ao Instituto Nina Rosa, em São Paulo.

Criado em 2000, o Instituto Nina Rosa trabalha pela valorização da vida e da interação entre homem, animal e meio ambiente, tendo lançado, recentemente, um documentário chamado Não Matarás, no qual a crueldade humana praticada contra os animais é retratada sem retoques.

"Quero expressar o meu total apoio ao movimento pela derrubada do veto ao projeto que proíbe a vivissecção na cidade do Rio de Janeiro e prestar uma homenagem ao Instituto Nina Rosa pelo trabalho que vem desenvolvendo. Peço aos meus pares nesta Casa que apóiem o Projeto de Lei 254, de minha autoria, que altera a Lei 11.977/05, tornando proibida a vivissecção no âmbito do Estado de São Paulo, para que possamos acabar com esta crueldade." O deputado informou ainda que deve apresentar nos próximos dias mais um projeto de lei visando coibir o uso de animais vivos em experimentos científicos e pedagógicos.

palmiro@al.sp.gov.br

alesp