Assembléia Legislativa aprova projeto que cria Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos


05/05/2008 11:05


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) comemora a aprovação, pela Assembléia Legislativa, do Projeto de Lei 710/04, que institui a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos. De acordo com a proposta, anualmente, na última semana de setembro, serão realizadas ações de sensibilização para a necessidade de doar órgãos e reduzir a fila de espera para transplantes. O projeto aguarda sanção do governador José Serra para se tornar lei.

"A proposta nasceu dos contatos com entidades da sociedade civil que atuam com transplantados, como a Transpática e o Grupo Esperança", explica a deputada Prandi. A Semana Estadual ocorrerá no mesmo período em que acontece a Nacional, para que haja uma somatória de esforços.

Em São Paulo, diminuiu em cerca de 7% o número de transplantes efetuados, no período de um ano. Enquanto em 2006 foram realizados 6.422 transplantes, em 2007 o número caiu para 5.988. Hoje, a fila de espera no Estado totaliza 15.618 pessoas, que aguardam por um órgão ou córnea.

Durante a Semana de Incentivo, o governo do Estado deverá promover ampla divulgação quanto à necessidade de cada cidadão manifestar, em vida, o desejo de doar os órgãos após a morte. Muitos desconhecem que não há mais qualquer exigência de uma declaração por escrito.

Conforme lembra a parlamentar, prevalece o desconhecimento em relação ao tema. No caso de doador morto, o diagnóstico de morte encefálica é preciso e não deixa dúvidas. Uma regulamentação do Conselho Federal de Medicina exige exames comprobatórios e a presença mínima de dois médicos de áreas diferentes para confirmar o quadro. De um doador cadáver, podem ser aproveitados coração, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos, cartilagem costal, crista ilíaca, tendão, válvula e pele.



CENTRAL

0800-611997. Este é o número do Disque Transplante, que recebe ligações de todo o Brasil e permite contato com as centrais de transplante de todos os estados. O serviço foi idealizado pela organização não-governamental ADOTE (Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos).



mlprandi@al.sp.gov.br