Ano do Centenário da Imigração Japonesa


08/05/2008 18:30

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa aprovou, em 29/4, o PL 580/05, que institui 2008 como o Ano do Centenário da Imigração Japonesa, restando somente a sanção do governador para que a homenagem seja oficial e efetivamente concretizada. O projeto, de autoria do ex-deputado Marquinho Tortorello, foi aprovado conclusivamente na Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, e não precisa mais ir a Plenário, de acordo com o novo Regimento Interno em vigor.

A Assembléia Legislativa vem, desde o início do ano, desenvolvendo diversas atividades culturais alusivas à imigração japonesa, como exposições de ikebana e de cerâmica típica.

Marquinho Tortorello, que foi deputado estadual durante a 14ª e a 15ª legislaturas, elogiou a iniciativa da Mesa Diretora da Assembléia: "É uma demonstração de que o terceiro maior parlamento do país coloca em prática essa passagem histórica, não somente para a comunidade nipo-brasileira, mas para toda o povo brasileiro, pois não há como negar a influência e a importância dos imigrantes japoneses na formação da sociedade brasileira contemporânea."

alesp