Projeto inclui meio ambiente no currículo do ensino fundamental


02/06/2004 18:14

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Gilson de Souza

Os alunos das 3ª e 4ª séries do ensino fundamental das escolas públicas e privadas poderão ter incluídos no currículo escolar a matéria "Meio Ambiente e Ecologia". Isto é o que prevê o Projeto de Lei 218, de 2004, apresentado pelo deputado Gilson de Souza (PFL).

De acordo com o parlamentar, o cerne da questão reside justamente na falta de informação da população sobre as graves conseqüências advindas da degradação ao meio-ambiente. "Pequenas Mudanças de hábitos farão a diferença num futuro bem próximo", afirma o deputado.

Segundo Antônio Carlos Mendes Thame, ex-secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo,um dos principais problemas é o aumento desenfreado da população, "que em 30 anos praticamente dobrou, gerando uma degradação como nunca se viu antes. Esta realidade é reflexo da falta de conscientização da população. E já se começa sentir os danos desse descaso", disse Thame, referindo-se, por exemplo, ao uso indevido da água.

De acordo com ele, a quantidade de água é cada vez menor também por causa de construções nas várzeas dos rios, esgotos humanos, esgotos industriais e entulhos diversos jogados nos rios sem nenhum tratamento, sem contar os desmatamentos, principalmente nas áreas de mananciais.

O deputado compartilha da idéia de Thame e afirma que o início dessa conscientização deve ocorrer na escola.

deputadogilson@al.sp.gov.br

alesp