Secretário da Habitação fará balanço de gestão nesta terça-feira
Kräenbühl, que também preside a CDHU, comparecerá a reunião da Comissão de Serviços e Obras Públicas
O secretário da Habitação, Lair Kräenbühl, deve comparecer à Assembleia Legislativa na próxima terça-feira, 23/11, para apresentar balanço da gestão à Comissão de Serviços e Obras Públicas. Sua vinda obedece ao artigo 13, § 1º, item 2, da Constituição Estadual (Emenda Constitucional 27/2009), que dispõe que a Assembleia tem a prerrogativa de convocar os secretários estaduais para prestar informações, sem prejuízo da determinação do artigo 52-A. O artigo 52-A da CE já determina que cada secretário de Estado deve comparecer semestralmente perante a comissão temática da Assembleia Legislativa a que estejam afeitas as atividades de sua pasta para prestar contas da gestão.
Kräenbühl, que também é presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), deve apresentar dados dos principais programas habitacionais do governo paulista.
Em 22/6, o secretário esteve na Comissão de Serviços e Obras Públicas e expôs resultados de programas de reassentamentos de famílias que habitavam em áreas de risco e regularização fundiária de habitações de baixa renda. Na ocasião, também falou de novas técnicas e tecnologias de edificação de moradias com economia de recursos, benefícios ao meio ambiente e acessibilidade plena " o chamado desenho universal.
O Projeto de Lei 711/2010, que trata do Orçamento do Estado para 2011, prevê R$1,3 bihão para a pasta da Habitação. Segundo Bruno Covas, o valor representa um aumento de 30% em relação à dotação de 2010.
A Secretaria da Habitação
A Secretaria da Habitação é responsável pela condução da política habitacional do governo do Estado de São Paulo. Traça diretrizes, estabelece metas, planeja e desenvolve programas específicos, objetivando, através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), a construção de moradias populares destinadas à população de baixa renda, com rendimentos entre um e dez salários mínimos.
Além desses programas, a secretaria administra outros relacionados com a habitação. Desenvolve, ainda, outras atividades, como a autorização de projetos que impliquem em parcelamento do solo urbano (loteamento, desmembramentos e regularizações), nas regiões metropolitanas da Grande São Paulo, Campinas e Baixada Santista.
A CDHU
A CDHU, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, empresa do governo Estadual vinculada à Secretaria da Habitação, tem por finalidade executar programas habitacionais voltados para o atendimento exclusivo da população de baixa renda: famílias com renda na faixa de 1 a 10 salários mínimos.
Além de produzir moradias, a CDHU também intervém no desenvolvimento urbano das cidades, de acordo com as diretrizes da Secretaria da Habitação.
A CDHU foi fundada em 1949 e já teve vários nomes: Cecap, Codespaulo e CDH. Recebeu sua atual denominação em 1989.
*Fontes: Portal da Alesp; Secretaria da Fazenda.
Lair Kräenbühl deve apresentar dados dos principais programas habitacionais do governo
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições