Homenagem a Manoel Domingues em Duartina


11/01/2008 09:55

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 1.471/07 sugerindo que o nome do telegrafista Manoel Domingues seja dado ao dispositivo localizado no quilômetro 380,54 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no município de Duartina.

Em sua propositura, Tobias ressalta que pretende prestar uma justa homenagem a quem deixou várias referências em sua vida pessoal e profissional. "Nosso homenageado angariou muitas amizades através de seu carisma e da presteza com que atendia àqueles que necessitavam de seu auxílio. Também foi um eterno colaborador para o desenvolvimento da cidade e um cidadão participativo nas questões sociais de Duartina", salienta o deputado.

Manoel Domingues nasceu no dia 2 de setembro de 1922, na cidade de Agudos. Logo depois mudou-se com a família para a cidade de Duartina, onde trabalhou até os 17 anos de idade na lavoura. Em 1939 ingressou como telegrafista na Companhia Paulista da Estrada de Ferro e, após quatro anos, em 1943, casou-se com Leonor Domingues, com quem teve seis filhos: Neide, Cleyde, Sonia, Valdir, Walderez e Rosângela.

Como a família ficou numerosa, Manoel Domingues começou a ampliar suas fontes de renda. Além de trabalhar na Companhia Paulista da Estrada de Ferro, foi vendedor de mudas de eucalipto, de cestas de natal, de enxoval, adubos e seguros. Também trabalhou no Funrural, encaminhando dezenas de pedidos de aposentadorias de lavradores. Em 1980, Domingues aposentou-se como telegrafista da Estrada de Ferro e continuou no ramo de seguros até seu falecimento, aos 64 anos, em novembro de 1986.

Treze anos antes, em 1973, Manoel Domingues começou a dedicar-se ao Recanto Vicentino de Duartina, prestando um atendimento humanizado a dezenas de idosos carentes que residiam no asilo. Também participou ativamente da diretoria da entidade, ocupando o cargo de presidente durante 9 anos, de 1976 a 1985, desenvolvendo um excelente trabalho, principalmente na remodelação do prédio, na construção da capela e de um galpão utilizado para festas até hoje.

Em novembro de 1985, Manoel Domingues foi homenageado com o título de Cidadão Benemérito Duartinense pelos relevantes serviços prestados ao município, uma vez que dedicou a maior parte de sua vida trabalhando voluntariamente em prol da cidade. "Diante desse exemplo de vida, queremos prestar uma justa homenagem a um cidadão simples e muito querido pelos familiares e todos amigos que conquistou", destaca o deputado.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp