Claury se reuniu com lideranças de Fartura


30/03/2001 15:51

Compartilhar:


O município de Fartura deu início, no último sábado, 24/3, à 14.ª Expofar, mostra agropecuária regional que tem em sua programação leilões, rodeio e atrações musicais. Um dos pontos altos da festa é a realização paralela do Festival de Música Sertaneja, já em sua 18.ª versão. O deputado estadual Claury Alves da Silva (PTB) participou da abertura a convite da Prefeitura e da Câmara Municipal de Fartura e reuniu-se com o prefeito José da Costa, o vice Paulo Amamura, o presidente da Câmara, Agnaldo Apolônio, e os vereadores João Massaruti e Ailton Ferreira.

Ponte. Um dos assuntos discutidos foi a melhoria das condições de tráfego no município para o escoamento da produção agropecuária. A transposição de cursos d'água é uma das dificuldades apontadas. O deputado Claury vai reivindicar à Secretaria de Estado da Agricultura a doação de uma ponte metálica. "Considero essa preocupação do prefeito e dos vereadores uma prioridade, pois em Fartura o número de pequenos e médios produtores rurais é grande", disse.

Escola de Música. O prefeito José da Costa solicitou ao deputado informações sobre o projeto de lei de sua autoria, que cria escolas de música gratuitas no Estado. Hoje, graças a essa lei, os municípios paulistas podem criar unidades de ensino musical com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. "Tive essa experiência em Ourinhos e os resultados são os melhores possíveis, seja para a melhor formação cultural dos nossos jovens, seja para a formação especificamente musical", acredita o deputado.

Uso da Água. No encontro, Claury deu esclarecimentos sobre o Projeto de Lei 676/2000, do governo do Estado, que tramita na Assembléia e dispõe sobre a cobrança pelo uso dos recursos hídricos do domínio do Estado. Para o deputado, os municípios localizados no Vale do Paranapanema serão beneficiados com a lei. "Nossa região é bem dotada de rios, lagos e está localizada sobre o aquífero Guarani, uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo, fator que passará a ser mais importante em negociações futuras com indústrias que têm na água sua principal matéria prima", avalia. Conforme Claury, os grandes centros industriais do Estado não têm esse diferencial, pelo contrário, sofrem com a falta d' água.

Indústrias. Fartura quer investir na implantação de um distrito industrial. De acordo com o prefeito José da Costa, o objetivo é atender as empresas interessadas em se instalar naquela região. Foi solicitado o apoio do deputado nesse sentido também. Claury pediu ao prefeito e vereadores um levantamento de dados referentes ao assunto para avaliar de que forma poderá colaborar.

Sebrae. O prefeito e os vereadores manifestaram preocupação também com o aprimoramento das atividades empresarias no município, objetivando o desenvolvimento qualitativo nessa área. Claury se dispôs a tentar viabilizar junto ao Sebrae uma parceria para a promoção de cursos técnicos na área empresarial na microrregião de Fartura.

Cerâmicas. O problema de empresas ceramistas do município, que estão encontrando dificuldades para a liberação de autorizações para retirada de barro, foi outro assunto discutido com o deputado. Segundo o prefeito e vereadores de Fartura, processos de várias cerâmicas da região encontram-se paralisados junto a órgãos e secretarias do Estado. Será enviado um fax com mais detalhes sobre os diversos casos para que o deputado Claury possa interceder também nessa questão.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves da Silva - 3886-6383/6858)

alesp