Projeto que institui o Dia de Combate às Hepatites está pronto para votação


24/10/2008 20:40

Compartilhar:


O Projeto de Lei 834/2001, que institui o Dia Estadual de Prevenção e Combate às Hepatites, está pronto para ser discutido e votado pelo Plenário. A matéria tramita em regime de urgência e, de acordo com o Regimento Interno da Casa, deverá ser discutida por seis horas antes de ser votada.

Segundo alerta de especialistas, a epidemia de hepatite já é uma realidade e deverá assolar a população neste milênio, caso não sejam tomadas medidas preventivas e urgentes para sua erradicação. São necessárias, sobretudo, a conscientização da população e a oferta de tratamento adequado às pessoas portadoras da doença. A Organização Mundial de Saúde estima em 420 milhões as pessoas contaminadas, em todo o mundo, pelas hepatites virais crônicas.

O projeto, de autoria da ex-deputada Mariângela Duarte, indica o dia 27 de setembro para abrigar a data que servirá para examinar, cadastrar, esclarecer e conscientizar a população sobre hepatites e combater, preventivamente, a doença, com ampla campanha de vacinação. No Brasil, são cerca de 3 milhões de infectados pelo vírus B, o VHB, e mais 3 milhões pelo C, o VHC.



Fonte: Informativo sobre Hepatite C da SBH-Sociedade Brasileira de Hepatologia e Revista Análise, do Laboratório Fleury, Ano 8, nº 33-jul/99

alesp