Saci e o "Raloim" caipira

Opinião
27/10/2005 17:25

Compartilhar:


Pelo terceiro ano consecutivo comemoramos o maior símbolo da resistência cultural brasileira contra a invasão estrangeira: O Saci. Monteiro Lobato já vislumbrava que o personagem não é a figura mal interpretada de que seria o "filho do capeta, do encardido", mas que na realidade representa a figura do verdadeiro brasileiro, resultado da miscigenação do índio, negro e branco. Felizmente, a população de São Luís do Paraitinga, no interior do Estado, juntamente com a Sociedade dos Observadores do Saci (Sosaci) soube resgatar essa figura e fortalecer a cultura local e regional. De forema criativa e engraçada surgiu o "Raloim" brasileiro, que não pretende condenar o "Halloween" - o Dia das Bruxas norte-americano - mas mostrar que temos nosso própria mito para comemorar e brincar no dia 31 de outubro.

Atenta aos anseios das raízes da cultura popular, a Assembléia Legislativa ampliou este conceito para todo o Estado ao aprovar projeto de minha autoria que cria o "Dia do Saci" (Leis n° 11.669 e n° 11.670, ambas de 13 de janeiro de 2004). A proposta foi inspirada para reconhecer a iniciativa de São Luís do Paraitinga e, assim, a festa também passou a integrar o calendário turístico do Estado. Para alguns críticos as Leis podem ser caracterizadas como "excêntricas", mas têm um significado muito maior: revitalizar as idéias de amor à Pátria, sentimento tão afastado do dia-a-dia do brasileiro e que tanto vitimou o maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos:o taubateano Monteiro Lobato.

Como autor das Leis, pretendo que esse sentimento de nacionalismo possa estar cada vez mais presente entre os cidadãos e cidadãs do Vale do Paraíba e entre todos os paulistas. Projeto semelhante tramita na esfera federal, de autoria do deputado federal e atual presidente da Câmara, Aldo Rabelo (PC do B/SP), bem como da deputada valeparaibana petista, Ângela Guadagnin. Esperemos que o Congresso tenha a mesma sensibilidade que teve o parlamento paulista. Afinal, o Dia do Saci é um caminho "alegre e divertido" para resgatar e fortalecer a cultura nacional.

São Luís do Paraitinga, a 186 quilômetros da cidade de São Paulo, com acesso pelas rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Dr. Oswaldo Cruz (que liga Taubaté ao Litoral Norte), transforma-se na "Terra do Saci" neste próximo fim de semana, entre os dias 28 e 30 de outubro. Parabenizo suas autoridades e a organização da Sosaci (www.sosaci.org) pela vasta programação cultural e gastronômica, o que demonstra que ainda é possível gerar renda e fomentar o turismo ao valorizar os ícones e mitos do folclore regional e nacional. Agora sim: Feliz Raloim!

*Padre Afonso Lobato é deputado estadual pelo PV

alesp