Tribuna


20/10/2011 20:37

Compartilhar:


Padarias artesanais



Vitor Sapienza (PPS) falou que compareceu ao lançamento do livro Pães Caseiros, elaborado pelo Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O evento, promovido pela secretária Mônika Bergamaschi, faz parte das comemorações da Semana da Alimentação. Segundo Sapienza, foi a primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, quem idealizou o projeto Padarias Artesanais, responsável pela distribuição de quase dez mil kits que possibilitam a geração de renda familiar extra. (GN)



Privatização



Carlos Giannazi (PSOL) demonstrou preocupação com os projetos enviados pelo governo que visam privatizar serviços e equipamentos públicos. "Alguns projetos de lei complementar ressurgiram, e o PSOL vai votar contra", disse. De acordo com o parlamentar, dentre os PLCs que voltaram a tramitar na Casa estão o 79/2006 e o 840/2011, proposições que preveem a privatização do Hospital das Clínicas e da Previdência Estadual. (GN)



Crack e governo



Donisete Braga (PT) agradeceu a presença do delegado titular do Denarc, Reinaldo Correa, na audiência que a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas promoveu nesta quinta-feira, 20/10, na cidade de Carapicuíba. Ele falou sobre os dias e locais das próximas audiências da frente, que serão nesta sexta-feira, 21/10, em Cubatão, e na próxima segunda-feira, 24/10, em Caçapava. Braga parabenizou o governo de Dilma por criar o Brasil Sem Miséria e pela marca de oito anos do programa Bolsa Família. "Os programas são importantes porque promovem inclusão social". (GN)



Educação ruim



Welson Gasparini (PSDB) afirmou que o Brasil e os demais países emergentes não investem em educação como deveriam. De acordo com o parlamentar, o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação formularam uma prova para avaliar se os médicos formados no exterior, principalmente na Argentina, Bolívia e Cuba, estão capacitados para trabalhar no país. Segundo o deputado, 626 dos 628 inscritos na prova foram reprovados e apenas dois conseguiram a habilitação para atuar no Brasil. "Neste país, na área educacional, finge-se que se ensina e finge-se que se aprende", finalizou. (GN)



Filosofia



Citando filósofos que influenciaram o pensamento humano, Fernando Capez (PSDB) discorreu sobre o regime fascista. "O direito é o que está na lei. Não existe valorização no conteúdo". Capez lembra que em regimes autoritários puniam-se as pessoas pelo que elas eram: cor da pele, origem, país, e não pelo que faziam. Finalizou o discurso citando o Estado Democrático de Direito, que, segundo ele, se preocupa com a igualdade no plano formal. "Todos iguais perante a lei", disse. O deputado voltou a destacar a importância de discutir e votar projetos da Ordem do Dia: "Não que o deputado tenha o direito de ter seus projetos aprovados, mas discutidos, sim", disse. (IR)



Votação transparente



Adriano Diogo (PT) fez um apelo aos colegas por uma votação séria do PLC 79, de 2006, que procura transformar o Hospital das Clínicas da USP em autarquia de regime especial. Diogo ainda solicitou que seja realizada uma audiência pública, que poderá proporcionar uma votação transparente. (FG)



Segurança no Metrô



Jooji Hato (PMDB) enfatizou a necessidade de haver mais segurança no Metrô. "Recentemente, um advogado de 46 anos foi pego molestando uma estudande de 21 anos em pleno horário de funcionamento do metrô". Hato informou que vai insistir com o presidente do Metrô sobre a possibilidade de divisão dos vagões por gênero. (FG)



Indignação



Heroilma Tavares (PTB) parabenizou o governador pela instalação de unidade Poupatempo em Mogi das Cruzes. Em seguida, demonstrou sua indignação a respeito de reportagem publicada na Folha de S.Paulo, que associa o envio de recursos para Itaquaquecetuba ao fato de o prefeito ser marido da deputada. Segundo a parlamentar, esse envio diz respeito exclusivamente às melhorias na cidade, jamais havendo qualquer relação com o grau de parentesco. (FG)



Emenda 45



Fernando Capez (PSDB) comentou a Emenda Constitucional 45, de dezembro de 2004, que assegura a todo cidadão a solução de seu processo na Justiça com prazo razoável. Segundo o parlamentar, atualmente há 18 milhões de processos abertos, com 12 mil juizes em atividade, o que, somado a uma falta de estrutura, acaba por impossibilitar o cumprimento da Emenda 45. Para solucionar o problema, Capez quer a apresentação de uma PEC para que a Emenda 45 seja devidamente cumprida. (FG)



Privatização de hospitais



Hamilton Pereira (PT) exibiu matéria da TV TEM, veiculada no dia 17/10, sobre denúncia feita pelo Ministério Público Estadual e a Polícia Civil de São Paulo do envolvimento de 48 pessoas em fraudes no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Para o parlamentar "o CHS sofre com o processo de privatização, setor por setor, o que contribui para a corrupção". O deputado comentou o Projeto de Lei Complementar 79/2006, que transforma o Hospital das Clínicas da USP em autarquia. "Trata-se de uma forma de privatizar o hospital e o resultado será dos piores", declarou. (DA)



Segurança Pública



"Esses dados me deixam constrangido: 30% da população sofreu diretamente com a violência no período de um ano", afirmou Jooji Hato (PMDB). O parlamentar referia-se aos dados de uma pesquisa realizada pelo Ibope e pela Confederação Nacional das Indústrias, divulgada no dia 19/10, denominada Retrato da sociedade brasileira: segurança pública. Segundo o deputado, mais da metade da população considera a segurança pública do país ruim ou péssima. O parlamentar afirmou ainda que é contrário à liberação da venda de bebida alcoólica nos estádios na Copa do Mundo de 2014. (DA)



Saúde e amianto



Marcos Martins (PT) falou sobre a proibição do uso de amianto no Paraná, tema de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná no dia 19/10. Segundo o deputado, "o câncer não tem partido, nem raça. Esse produto (o amianto) é cancerígeno e não se pode ter dúvida quanto à sua proibição". O deputado defendeu ainda que "o PLC 79/2006, que transforma o HC da USP em autarquia, não pode ser aprovado sem que seja feita uma audiência pública sobre o tema". O parlamentar, também, parabenizou o Samu de Osasco pelo aniversário de 6 anos, e convidou todos para, no dia 25/10, participarem de uma audiência pública em defesa do SUS, na Casa. (DA)



Comissão da Verdade



"Agora que a Comissão da Verdade vai funcionar, não sei se a TV Cultura prestou um serviço à democracia ou abriu os portões para os ratos saírem", declarou Adriano Diogo (PT). O deputado se referiu ao programa Roda Viva, que entrevistou o ex-militar José Anselmo dos Santos, conhecido como cabo Anselmo. Diogo exibiu parte da entrevista em que Anselmo citou Carlos Alberto Augusto, relatando a participação deste, durante a ditadura militar, nas atividades de repressão comandadas pelo delegado Fleury. "Carlos Alberto trabalhou dois anos nesta Casa. Outro dia, esse homem que me torturou, estava por aqui. Como pode estar livre por aí?", questionou Diogo. (DV)

alesp