Em defesa da proibição do auto-atendimento em postos


06/02/2004 17:10

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Dilson

O deputado José Dílson (PDT) declarou total apoio aos trabalhadores de postos de gasolina em reunião, no dia 27/1, com o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, e o presidente do Sindicato dos Frentistas, Vanderlei Roberto dos Santos, que expressou a insatisfação da categoria diante da ação interposta pelo governador Geraldo Alckimin contra a Lei estadual 9796/97.

Esta lei, em vigência desde 1997, proíbe a instalação das bombas de "auto-serviço" (nas quais o próprio consumidor realiza o abastecimento de seu veículo) em todos os postos de abastecimento de combustível do Estado de São Paulo. Segundo o sindicato, caso obtenha parecer favorável, a ação põe em risco o emprego de aproximadamente 40 mil trabalhadores, uma vez que esse tipo de bomba dispensa o serviço do frentista.

Além de agravar o desemprego, a própria segurança dos consumidores, que não têm treinamento ou preparo para manusear produtos tóxicos e inflamáveis como a gasolina, o diesel entre outros, preocupa o deputado. Este pediu uma audiência com o governador, quando, junto ao presidente da Força Sindical e de representantes do Sindicato dos Frentistas, pedirá esclarecimentos das razões que levaram o governo a interpor tal ação.

"Não vejo razão nesta ação do governador que beneficiará o consumidor", ressaltou o deputado. Além da questão do desemprego e das conseqüências que podem advir de tal medida, como o risco à saúde das pessoas, deve-se levar em consideração o fato de que o preço do atendimento já está embutido no valor final do combustível. Portanto, é um direito do consumidor ser atendido por funcionários capacitados a lidar com um produto que exige tanto cuidado como o combustível".

A pedido do deputado José Dílson, nesta quinta-feira, 5/2, representantes do Sindicato dos Frentistas do Estado de São Paulo, acompanhados do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (Paulinho), foram recebidos pelo governador Geraldo Alckimin.

jdilson@al.sp.gov.br

alesp