Notas de Plenário


09/04/2008 19:07

Compartilhar:


35 anos de audiência



Vitor Sapienza (PPS) parabenizou o locutor José Paulo de Andrade, apresentador do programa Pulo do Gato, pelos 35 anos no ar. Ele disse que não é fácil se manter líder de audiência das 6 às 8h, o que Andrade conseguiu. "Em seis mandatos, nunca subi à tribuna para homenagear alguém", afirmou Sapienza.



Dia Mundial da Saúde



José Candido (PT) disse que nesta terça-feira, 8/4, celebrou-se o Dia Mundial da Saúde e que, na data, foi discutida a situação da saúde no país. "Nada temos de bom para comemorar no Dia da Saúde", afirmou. Para Candido, há muitas pessoas sofrendo, os convênios estão se recusando a atender demandas, há falta de hospitais e as santas casas estão falindo. Ele convocou as autoridades brasileiras para zelarem mais pela saúde em seus orçamentos. (ME)



Dengue



José Augusto (PSDB) falou sobre a dengue e o descaso dos municípios no combate à doença. Segundo Augusto, na região do ABCD, os casos da doença são crescentes, e as pessoas contraíram a dengue na própria cidade. Ele afirmou que os moradores até estão recebendo folhetos explicativos, mas poucos os lêem. "É preciso que a Secretaria da Saúde tenha um trabalho intenso e contínuo em todas as áreas, para que a população confie no governo", afirmou. (ME)



Dignidade



Antonio Salim Curiati (PP) disse que está na vida pública desde 1966 e que conhece bem a Assembléia Legislativa. Por esse conhecimento, afirmou que não abrirá mão de defender a dignidade desta Casa. Curiati elogiou Campos Machado (PTB), dizendo que ele é um retrato de lealdade e a maior liderança que já conheceu na Assembléia Legislativa. (ME)



Tapioca e cana-de-açúcar



"Nunca provei tapioca", afirmou Rafael Silva (PDT). O deputado comparou o destaque dado pela mídia às denúncias de uso indevido de cartões corporativos por membros do governo e ao problema da queima da palha da cana-de-açúcar no Estado. Silva considerou os danos ambientais causados pela queima, o risco de haver menos terra para a produção de alimentos, onerando conseqüentemente o consumidor, e advertiu que a consciência de uma sociedade depende, em grande parte, da cobertura que cada assunto recebe da mídia. (MR)



Função interrompida



Nesta quinta-feira, 10/4, às 15h, o presidente da Cetesb, Fernando Cardoso Fernandes Reis, vai participar de audiência pública promovida pela Comissão de Relações do Trabalho, anunciou o deputado Hamilton Pereira (PT). Reis deverá prestar esclarecimentos acerca da possibilidade de demissão de trabalhadores contratados pela Cetesb e sobre o Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a companhia, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual. Para Hamilton, o esvaziamento do quadro técnico de funcionários da companhia prejudicaria o trabalho de fiscalização e de licenciamento ambiental no Estado. (MR)



Categoria penalizada



Segundo o deputado Carlos Giannazi (PSOL), o PLC 80/2007, apreciado pelo Plenário da Casa, penaliza o servidor público ao limitar em seis ao ano o número de faltas do funcionário ao local de trabalho em virtude de consulta ou sessão de tratamento de saúde. Giannazi apelou para que os colegas rejeitem a proposta do governador José Serra. Ele lembrou que, sobremaneira, a mulher servidora será prejudicada com a nova lei. (MR)



Solidariedade humana



Olímpio Gomes (PV) defendeu o PLC 11/2008, por considerá-lo um instrumento reparador de injustiças cometidas contra a classe policial. O PLC do governador está pronto para ser votado e prevê a inclusão do Adicional de Local de Exercício no cálculo dos proventos dos policiais civis e militares julgados definitivamente incapazes para o exercício da função, como também nas pensões percebidas pelos beneficiários daqueles policiais. Gomes pediu aos seus pares que deixem de discutir "questiúnculas" e votem o projeto. (MR)



Telefonia celular



Orlando Morando (PSDB) voltou a reclamar do serviço prestado pelas operadoras de telefonia celular no país. "É um lixo", protestou. As empresas são líderes de ações junto ao Procon e oferecem um atendimento de péssima qualidade, afirmou Morando. Ele completou: "O Vivo está morto, o Claro está escuro... Tim enganaram e a Oi pode virar Tchau". (MR)



Justiça seja feita



Conte Lopes (PTB) relatou casos de morte de policiais no exercício da função, mas "fora do horário de expediente", e defendeu a aprovação do PLC do governador que visa aprimorar a lei que trata da concessão do Adicional de Local de Exercício no cálculo dos proventos de policiais julgados incapazes e das pensões de seus beneficiários. Lopes avalia que a medida vai corrigir injustiças contra a classe policial. O deputado comentou o assassinato da menina Isabella e elogiou o trabalho da polícia para elucidar o caso.



Polícia e cana-de-açúcar



Rafael Silva (PDT) abriu seu discurso dizendo que "o ser humano é um animal complicado" e complementou que, segundo Freud, o homem é agressivo, violento, perigoso e uma hora vai colocar essas características para fora. Desse modo, Silva comentou o caso da garota Isabella que foi assassinada, no último dia 29. Silva também falou sobre a visita de representantes do Canadá, Senegal, Alemanha e de outros países à reunião da CPI da Queima da cana-de-açúcar, na Assembléia, realizada nesta terça-feira, 8/4. Na ocasião foram discutidas as conseqüências dessa queima ao planeta. (ME)



União



Vanderlei Siraque (PT) falou sobre o encontro da última sexta-feira, 4/4, entre os deputados e prefeitos da região do Grande ABC, com o objetivo de se fazer um planejamento estratégico regional. Siraque comentou os projetos que já foram realizados nas localidades: dois piscinões e dois hospitais. Falou também das obras que serão realizadas, como o Rodoanel, a construção do viaduto Capuaba e a transposição da linha férrea. Ele acredita que a união dos municípios, Estado, governo federal, empresários e trabalhadores pode trazer melhorias para a região. (ME)



Golpe de seguradoras



Fernando Capez (PSDB) argumentou sobre o projeto de lei que autoriza o esmagamento de carcaças de automóveis que tiverem perda total, que foi vetado pelo Executivo. Capez afirmou que esse procedimento dificulta a ação de uma quadrilha organizada que age dentro de algumas seguradoras, com auxílio de pessoas infiltradas na polícia. O crime consiste em utilizar os documentos das carcaças leiloadas pelo Detran para "legalizar" veículos roubados ou furtados. Por esse motivo, Capez solicitou que o veto seja derrubado. (ME)





Distribuição mais justa



Davi Zaia (PPS) cumprimentou o presidente da Casa, Vaz de Lima, e os demais parlamentares pela aprovação de uma comissão representação de deputados para discutir a distribuição dos recursos do ICMS aos municípios do Estado. Integram a comissão, além de Zaia, os deputados Vitor Sapienza (PPS), Estevam Galvão (DEM), Jonas Donizette (PSB), Edson Giriboni (PV), Mauro Bragato (PSDB), Enio Tatto (PT) e Waldir Agnello (PTB). Para Zaia, uma distribuição eqüitativa seria mais justa e possibilitaria um desenvolvimento mais equilibrado do Estado. (ME)

alesp