Deputado se posiciona contra instalação de bombas de auto-atendimento nos postos de combustível


28/01/2004 16:56

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Dílson

O deputado José Dílson (PDT) declarou total apoio aos trabalhadores de postos de gasolina em reunião com o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, e o presidente do Sindicato dos Frentistas, Vanderlei Roberto dos Santos, quando foi levantada a insatisfação da categoria diante da ação interposta pelo Governador Geraldo Alckimin contra a Lei estadual 9796/97.

Esta lei, em vigência desde 1997, proíbe a instalação das bombas de "auto-serviço" - onde o próprio consumidor realiza o abastecimento de seu veículo -, em todos os postos de abastecimento de combustível do Estado de São Paulo. Segundo o sindicato, caso obtenha parecer favorável, a ação põe em risco o emprego de aproximadamente 40 mil trabalhadores, uma vez que esse tipo de bomba "dispensa" o serviço do frentista.

Além do aumento do desemprego, preocupa o deputado a própria segurança dos consumidores, que não têm treinamento ou preparo para manusear produtos tóxicos e inflamáveis como a gasolina, o diesel e outros.

José Dílson solicitou uma audiência com o governador para pedir esclarecimentos sobre as razões que levaram o Governo a interpor tal ação. "Não vejo como esta ação do Governador beneficiará o consumidor", ressaltou o deputado. Além da questão do desemprego e das conseqüências que podem advir de tal medida, como o risco à saúde das pessoas, deve-se levar em consideração o fato de que o preço do "atendimento" já está embutido no valor final do combustível. Portanto, é um direito do consumidor ser atendido por funcionários capacitados a lidar com produtos que exigem tanto cuidado.

jdilson@al.sp.gov.br

alesp