Notas de Plenário


22/04/2008 19:18

Compartilhar:


Executivo manda



Olímpio Gomes (PV) lamentou que a maioria dos deputados desta Casa vota aquilo que o governo quer. Lembrou que várias emendas foram apresentadas ao PLC 11/08, mas não foram acolhidas. Segundo Olímpio os projetos do Executivo vêm como um rolo compressor, ninguém lê e se vota rápido. Para o parlamentar, várias famílias de policiais mortos ficarão desamparadas, como a dos cinco policiais civis e militares mortos em ataques de facção criminosa, que recebem 40% a menos nos vencimentos. (SM)



Caso Isabella



Conte Lopes (PTB) destacou os últimos acontecimentos envolvendo o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, que foram indiciados pela morte de Isabella Nardoni. Disse que achou estranha a notícia de que os advogados de defesa do casal vão entrar com representação na Corregedoria da Polícia Civil contra perguntas feitas aos indiciados, que não constavam do processo. Conte não acredita numa terceira pessoa na história, porque a mesma não teria tempo suficiente para atuar. "As provas feitas pela polícia científica e pelo IML vão apontar a causa da morte da criança." (SM)



Direitos sociais trabalhistas



José Bittencourt (PDT) informou a realização do 4º Congresso Nacional do PDT, em que estiveram presentes várias autoridades e 1.400 delegados de todos os Estados. Segundo Bittencourt, algumas teses foram defendidas, voltadas ao social e aos direitos dos trabalhadores, bem como um debate sobre globalização. Para o parlamentar, a globalização pode haver, mas sem entregar o patrimônio nacional ou afetar o interesse do trabalhador brasileiro. (SM)



Estado e municípios



Segundo Vanderlei Siraque (PT), as escolas públicas estaduais apresentam má qualidade no ensino. Afirmou que as pessoas conseguem fácil o certificado, mas sem obter conteúdo. Lamentou que não há integração entre as escolas públicas municipais e as estaduais. Para Siraque, no geral o ensino municipal é muito bom, pois a educação infantil, de responsabilidade dos municípios, vai bem, enquanto no ensino estadual os índices começam a piorar. "O Estado não tem um projeto pedagógico e não existe vontade política do governador para melhorar o ensino nas escolas públicas estaduais", lamentou.



PV e candidatura própria



Olímpio Gomes (PV) destacou matéria da Folha de S.Paulo, em que o prefeito Gilberto Kassab foi questionado sobre possível aliança com o PV. Olimpio afirmou pertencer à executiva municipal do partido, que decidiu por candidatura própria do PV à prefeitura de São Paulo. O deputado citou também matéria do Jornal da Tarde, de 21/3, que cita que as áreas de despejo irregular de lixo e entulho em São Paulo não param de crescer. "O PV não vai vender a alma para o diabo. Kassab está plantando falsas notícias", finalizou.



Apagão e metrô



No último final de semana, os principais jornais da capital noticiaram sobre o setor energético do país. Segundo Simão Pedro (PT), a cidade está à beira de um colapso e várias regiões estão sofrendo com apagões, como o Ibirapuera, onde se localiza a Assembléia, e o Parque Antártica. Ainda de acordo com as declarações do petista, a qualidade do metrô está caindo e 15% da população já a considera péssima ou ruim. (ME)





Estrada de Santos



Em abril de 1908, foi feita a primeira viagem automobilística da capital para Santos. Este ano, a Estrada Velha de Santos completa 100 anos e foi motivo de homenagem de Bruno Covas (PSDB). "Naquela época havia 200 carros na capital, o que hoje representa o número existente em uma quadra." O tucano relembrou também a construção da Rodovia dos Imigrantes e a inauguração da segunda pista em 2002, projeto idealizado pelo ex-governador Mário Covas. (ME)



Marcha e Isabella



Entre os dias 15 e 17/4, Rita Passos (PV) esteve em Brasília na 11ª Marcha em Defesa dos Municípios. Na ocasião foi constatado que apenas 45% dos municípios exercem pelo menos duas atitudes ambientais. Rita também comentou o "caso Isabella". Ela acredita que a cobertura que a mídia está dando ao caso faz com que a população reflita e denuncie pais, madrastas, padrastos, vizinhos, parentes e amigos que agridem crianças e idosos. "Assim novas tragédias podem ser evitadas." (ME)



Reserva Legal



Com base em resultado de pesquisa sobre a área de vegetação em propriedades rurais no Estado de São Paulo, Valdomiro Lopes (PSB) informou que para fazer cumprir a exigência do percentual mínimo exigido pelo Código Florestal para Reserva Legal, cerca de 10% das terras produtivas do Estado teriam de tornar-se improdutivas. Porém, graças à aprovação de projeto de sua autoria, que aguarda sanção do governador, o proprietário de imóvel rural poderá optar por recompor a vegetação no próprio imóvel com árvores produtivas. "O mérito do projeto é buscar uma alternativa viável econômica e ambientalmente correta para recompor a reserva legal das propriedades rurais." (MR)



Resultados x qualidade



Para o deputado Uebe Rezeck (PMDB), a queda de preços de serviços laboratoriais alegada pelo governo do Estado para a proposta de transferir os serviços atualmente prestados por equipes de trabalho, especializadas em diagnóstico laboratorial, nos hospitais públicos para laboratórios privados não se justifica se for levada em consideração a importância da qualidade desses serviços. Rezeck receia que a terceirização traga sérios prejuízos ao atendimento, ao ensino, à pesquisa e à qualidade dos serviços. (MR)

alesp