Deputado homenageia diretor de presídios de São Paulo


06/06/2005 10:56

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Afanasio Jazadji

Luiz Camargo Wolfmann, o Dr. Luizão, famoso nos anos 60, 70 e 80 como um valente e, ao mesmo tempo, humano dirigente de presídios do Estado de São Paulo, agora aposentado, deverá ter seu nome dado à Escola de Administração Penitenciária, na Capital.

A idéia partiu do deputado Afanasio Jazadji (PFL), por meio do Projeto de Lei n.º 176, de 2005, em que justifica a homenagem lembrando a longa trajetória de Luizão nas cadeias desde o seu ingresso no serviço público, há 50 anos, como agente no Instituto Penal Agrícola de São José do Rio Preto.

Formado em Direito, Luizão chegou a dirigir o IPA de Rio Preto e depois passou por cargos de chefia no Presídio de Presidente Wenceslau, na Penitenciária do Estado e na Casa de Detenção do Carandiru. Dirigiu a Detenção até 1986, enfrentando, com habilidade, as ameaças de motim, e aposentou-se em 1995, após ter sido coordenador dos Estabelecimentos Penitenciários do Estado.

O deputado Afanasio explica que a legislação permite reverenciar figuras ilustres ainda vivas, com mais de 65 anos de idade. "Aos 73 anos, Luizão continua um exemplo para servidores públicos, especialmente para quem tem a dura missão de trabalhar nas cadeias. Sua personalidade, coerência e altruísmo, sem perder a autoridade, devem inspirar os atuais funcionários e a chefia do sistema prisional paulista", declara o parlamentar.

deputadoafanasio@al.sp.gov.br

alesp