Notas de Plenário


10/09/2008 20:28

Compartilhar:


"Forças ocultas"



O deputado Marcos Martins (PT) falou sobre as dificuldades enfrentadas para a instalação de um posto fixo do Poupatempo em Osasco. Para Martins, "forças ocultas de bico comprido" não queriam que o serviço fosse instalado na região. "Mas agora, depois de tudo acertado, alguns candidatos se dizem o pai da criança. Mas a população saberá separar o joio do trigo." O deputado também falou sobre os assassinatos de dois prefeitos do PT: Celso Daniel, de Santo André, e Toninho, de Campinas. "Hoje se completam 7 anos da morte de Toninho e nada foi esclarecido", lamentou. (LP)



Promoção para os praças



João Barbosa (DEM) comemorou a aprovação, nesta terça-feira, 9/9, do Projeto de Lei 133/2006, do deputado Antonio Salim Curiati (PP), que dispõe sobre o apostilamento de títulos a praças da Polícia Militar do Estado no posto de 2º Tenente PM. O deputado acredita que o governador será generoso com os praças, "como em todos os seus atos no governo. Trabalharemos, e muito, por essa polícia gloriosa. Precisamos fazer tudo por eles, porque eles fazem tudo por nós". (LP)



Milhões desperdiçados



Carlos Giannazi (PSOL) abordou denúncia sobre rombo, durante a gestão do ex-secretário da Educação Gabriel Chalita, que totalizou R$ 10,5 milhões. Segundo ele, os desvios ocorreram em contratos para a realização de programa de educação a distância, que não chegou a ser efetivado. O deputado apelou por investigação dessas denúncias ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, comentando que "é por todos esses motivos " corrupção, desvio de verbas, loteamento de cargos nas diretorias de ensino " que a Educação paulista está estagnada e deteriorada". (MF)



Três incoerências



"Daqui pra frente, não dá pra dizer que não tem dinheiro para reajuste do funcionalismo", disse Mauro Bragato (PSDB) ao comentar a "urgente" aprovação nesta Casa, na noite de 9/9, do PLC 35/2008, que altera a remuneração dos fiscais de renda, o que considerou uma incoerência do governo do Estado. A falta de posição do governo federal sobre a grave crise por que passa o governo boliviano foi outra incoerência apontada pelo deputado, que indicou ainda a terceira, os problemas por que passa o PSDB, que está dividido no Estado de São Paulo, e onde "a cúpula é omissa". (MF)



Polícia esquecida



"A história cobra as incoerências políticas", falou Conte Lopes (PTB), ao somar-se aos comentários sobre a aprovação rápida de reajuste para os fiscais de renda, "o que prova que há dinheiro para reajustes, enquanto a polícia fica esquecida". Ainda segundo o deputado, a justificativa do governo é que os policiais são muitos, mas, ao mesmo tempo, são feitos concursos para ampliar a corporação. Segundo Conte Lopes, a reestruturação prometida apenas achata as carreiras e não dá a necessária dignidade. (MF)



Transporte gratuito suspenso



O deputado Olímpio Gomes (PV) lembrou que, passados dois anos do assassinato do coronel Ubiratan Guimarães, o autor do crime ainda não foi identificado. Gomes também criticou portaria da Artesp, publicada no Diário Oficial do Executivo de sábado, 6/9, que suspende a eficácia da portaria da Artesp sobre o transporte de policiais. "Cerca de 40 mil deles, que trabalham fora do município onde residem, terão de pedir carona para voltar pra casa, já que não poderão mais usar gratuitamente o transporte público", reclamou. Para o parlamentar, os policiais civis e militares vivem num regime de escravidão. (GF)



Entidades contra PLC 41/08



Carlos Giannazi (PSOL) disse que as entidades representativas do magistério repudiam o PLC 41/2008, que institui bonificação por rendimento aos professores. Elas acreditam que este não é o caminho para melhorar a educação no Estado. Segundo ele, a política de gratificações prejudica os professores, inclusive os que estão aposentados, pois o valor recebido não é incorporado aos proventos na inatividade. "A secretaria deveria investir na carreira do professor." A bonificação é concedida após uma avaliação das notas dos alunos. "Isso é errado, pois há variáveis que interferem nas notas deles." (GF)



Tubulação antiga



Marcos Martins (PT) se solidarizou com o discurso de Giannazi e disse que a bancada de seu partido provavelmente votará contra o PLC 41. "Se o projeto for aprovado, o ensino do Estado ficará mais degradado", opinou. Ele também citou matéria publicada no jornal O Diário, de Osasco, que apresenta reclamações de moradores sobre um vazamento de água reincidente no bairro Bela Vista. Segundo o parlamentar, a Sabesp alega que a tubulação é muito antiga e precisa ser trocada. Ele ainda chamou a atenção contra o uso do amianto nas tubulações e cobrou da Sabesp uma posição. (GF)



Visitas



Alunos da Escola Estadual Francisco Derosa, de Nazaré Paulista, acompanhados pelo deputado Edmir Chedid (DEM); e do colégio Visconde de Porto Seguro, de Valinhos, acompanhados pela deputada Célia Leão (PSDB), visitaram o Palácio 9 de Julho nesta quarta-feira, 10/9.

alesp