Da Tribuna


27/05/2011 18:00

Compartilhar:


Falta de funcionários



Carlos Giannazi (PSOL) culpou o governo do Estado pela falta de professores e funcionários na rede estadual de ensino, o que faz com que nenhuma escola pública tenha sua grade completa. O deputado citou matéria publicada na Folha de S. Paulo, a qual diz que a solução encontrada pela Escola Padre Anchieta para resolver essa situação foi colocar os alunos do ensino médio, que estudam no período matutino, para lecionar no ensino fundamental, durante a tarde. "Isso é uma irresponsabilidade, tem que investir na educação", declarou. Giannazi comemorou a inauguração da Unifesp Santo Amaro, e disse estar orgulhoso por essa conquista. (DV)



Unifesp



"Desde os anos 1990, o PT tem atuado fortemente nos movimentos sociais da zona Sul", disse Luiz Claudio Marcolino (PT). O deputado se referiu especialmente à inauguração da Unifesp Santo Amaro, que aconteceu na manhã do dia 27/5, com a presença do ministro Fernando Haddad. Entretanto, para o deputado falta a criação de um curso de direito e a ampliação do campus. "Realizamos um sonho, mas ainda tem coisas para fazer", opinou. Para o parlamentar, a universidade pública atenderá a demanda da região de Santo Amaro. (DV)



Nova lei



Olimpio Gomes (PDT) criticou a Lei 12.403, sancionada, no dia 5/5, pela presidenta Dilma Rousseff. De acordo com ele, a lei que entrará em vigor em julho passará a impedir a prisão em flagrante e a prisão preventiva, com exceção de crimes hediondos. "Estou indignado como policial e como cidadão", declarou Gomes: "O sistema prisional vai ser desafogado, agora vão abrir vagas, resolvemos o problema", ironizou. Para o deputado, essa medida vai fazer com que a população fique na mão dos ladrões e criminosos. "Os poucos bandidos que vão para cadeia não vão mais continuar lá", lamentou o parlamentar. (DV)



Servidores em greve



Carlos Giannazi (PSOL) fez um pedido ao governador para que ele atenda as manifestações dos funcionários públicos e honre com o acordo feito entre o Tribunal de Justiça e os servidores. De acordo com o deputado, três categorias entrarão em greve no próximo dia 1º/6: funcionários da Sabesp, Metrô e CPTM. Os trabalhadores das Fatecs e Etecs já se encontram paralisados. Giannazi acusou o governo estadual de praticar arrocho salarial e disse que o governo faz muita propaganda das escolas tecnológicas quando, na verdade, não é oferecida uma qualidade decente de ensino. (DV)



Política salarial



Olimpio Gomes (PDT) afirmou que "os policiais do Estado têm sofrido demais nesses últimos 16 anos por conta de uma política salarial sórdida para a categoria". Ele também queixou-se da falta de proposituras versando sobre remissão ou recomposição salarial dos servidores do Estado e pediu que o governador Geraldo Alckmin trate a categoria policial com mais dignidade e cumpra o acordo. "O salário de um agente policial em início de carreira no Estado é de R$ 540. Essa é a vergonha que o governo impõe aos seus policiais", lamentou. (DK)



Contra a homofobia



Carlos Giannazi (PSOL) comemorou a sanção da Lei 14.462/2011, derivada do PL 495/2007, que institui o Dia de Luta Contra a Homofobia no Estado. Giannazi explicou que o evento será comemorado anualmente no dia 17/5, pois "foi nesse dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tirou o homossexualismo da lista de doenças mentais". Ele também lembrou que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou recentemente emenda à Constituição Estadual que proíbe discriminação por orientação sexual. (DK)



Moeda de troca



"O material foi vetado pela presidenta Dilma Rousseff porque a bancada fundamentalista e consevadora do Congresso Nacional disse que, se ela não o fizesse, a bancada convocaria o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para explicar as denúncias de enriquecimento ilícito", afirmou Carlos Giannazi (PSOL), referindo-se ao kit anti-homofobia, que teve sua distribuição suspensa. Ele ainda pediu que o governo do Estado atenda as reivindicações dos servidores do Judiciário, caso contrário haverá nova paralisação da Justiça. (DK)

alesp